share on:
Img_IconeBaixar_680px

06 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Isaías 65.17-25

De acordo com a sua pro­messa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça (2Pe 3.13).

Na Europa do final do séc. 19 e início do séc. 20 vivia-se uma fase chamada “Bela Época”, com grandes avanços científicos e tecnológicos. Novidades da medicina, como o desenvolvimento do raio X, o melhor conhecimento da anatomia humana e a descoberta de causas e formas de prevenção de doenças, permitiram o rápido crescimento populacional. A invenção do automóvel e do avião revolucionaram os transportes. Outras criações, como a lâmpada elétrica e o telefone, facilitaram muito a vida no dia a dia. Aboliu-se a escravidão e reduziu-se a jornada de trabalho, dando mais tempo para o lazer. Não havia ameaças de guerra. Vários reis da Europa eram parentes, fato que – acreditava-se – tornava remota a possibilidade de uma guerra. O clima era de otimismo, paz e esperança no progresso da humanidade.

Mas a essa fase de ouro seguiu-se a “época dos grandes massacres”, devido às duas grandes guerras mundiais que vieram logo depois. Muitos dos avanços científicos e tecnológicos alcançados até então acabaram sendo usados nestes conflitos, que mataram quase cem milhões de pessoas. A esperança na ciência como solução definitiva para os problemas da humanidade foi abalada. O povo de Israel da época de Isaías também teve sua esperança frustrada. Sua confiança nos falsos deuses e na proteção de nações amigas poderosas (como o Egito) contra impérios invasores terminou em derrota e exílio.

Mas, além de advertir ao arrependimento e anunciar o castigo iminente, o profeta de Deus predisse também o estabelecimento de um mundo novo: os novos céus e a nova terra, a serem criados por Deus. No futuro, o povo de Deus finalmente desfrutará ali plenamente da tão sonhada felicidade eterna. No que você focaliza a sua esperança maior? Em Deus e seu reino, ou no ser humano e suas “soluções”? Só o Senhor é capaz de oferecer um futuro seguro e inabalável. – Sérgio Vilmar Markus

O melhor ainda está por vir para quem confia em Deus mesmo em meio às frustrações.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.