share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Lucas 8.1-3

Jesus disse à mulher: “Sua fé a salvou; vá em paz” (Lc 7.50).

É impressionante a maneira como Jesus tratava as mulheres e se relacionava com elas. Num tempo e numa cultura em que elas eram desprezadas e consideradas como pessoas de menor (ou nenhum) valor, Jesus era acompanhado de mulheres que, por serem tratadas com cuidado e extraordinário respeito, o seguiam, serviam e amavam. Como a leitura bíblica de hoje, o texto do capítulo anterior (Lc 7.36-50) é emblemático: uma conhecida prostituta ou, talvez, uma mulher de vida desregrada e com fama de adúltera, rende-se, cônscia de sua necessidade, à graça do Mestre.

Também outras mulheres são tratadas com amor e atenção inigualáveis: a sogra de Pedro recebe uma visita especial de Jesus para restabelecê-la de uma febre; a mulher com hemorragia, considerada imunda, é acolhida com dignidade, compreendida em seu drama e curada de seu flagelo; Maria e Marta, parte do grupo dos amigos íntimos de Jesus, junto a quem ele encontrava hospedagem e acolhida amorosa em Betânia; a mulher cananeia, apesar de ser estrangeira, é tratada com misericórdia e exaltada por sua fé, tendo seu clamor imediatamente atendido; a mulher de Samaria, outra com fama e índole reprovada por seus concidadãos, é encontrada e tratada por Jesus com o respeito que jamais homem algum havia lhe dado; a viúva de Naim, que recebe compaixão e empatia de Jesus pela perda do seu único filho e tem sua tragédia transformada em alegria.

Jesus é aquele que conhece a fundo o coração e a alma das mulheres. Ele nos fez! Teceu nossa feminilidade e conhece nosso interior e nossas necessidades como ninguém. Sabe que a maior, a mais profunda carência feminina é ter ele mesmo reinando em nosso coração e seu doce amor transformando nossa alma sedenta e árida em fontes de águas limpas e perenes! – Heloísa Oliveira Machado

Só o amor de Jesus preenche e transforma completamente o coração de uma mulher.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!