share on:
Img_IconeBaixar_680px

14 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 12.1-3

Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados (Gn 12.3).

Muitos gostariam de receber uma promessa como a do versículo em destaque. Na verdade, percebo que é atrás desse tipo de bênção que tantas pessoas estão correndo. Porém, penso que isso é desnecessário. Cristo prometeu abençoar seus seguidores com a sua companhia, assumindo o compromisso de estar com eles todos os dias até o fim dos tempos (Mt 28.20b).

 Essa presença prometida e cumprida por Jesus resulta em muitas bênçãos na vida dos cristãos. Eles tornam-se cidadãos éticos, recebem consolo em suas aflições e condições de enfrentar as situações conflitivas de seu cotidiano. Então, eles se tornam bênção na vida daqueles que estão ao seu lado. Fazem isso, por exemplo, quando estendem a mão para quem precisa; orientam aqueles que estão sem direção; oferecem o braço para consolar os aflitos ou quando simplesmente reservam um tempo para ouvir o desabafo de alguém. Isso é ser abençoado e ser abençoador na perspectiva de uma vida séria com Deus.

Quando pensamos na expressão “amaldiçoarei os que os amaldiçoarem” precisamos entender que isso foi dito a Abraão e não é uma promessa válida a todos os fiéis. De modo algum tal maldição é um tipo de vingança ou algo relacionado a isto. Cristo ensinou que devemos, inclusive, orar por nossos inimigos, não retaliar suas más ações para conosco e amá-los (veja Mt 5.38-48).

Abraão foi um homem que, a partir dos seus relacionamentos – primeiro com Deus e depois com as pessoas – fez bem a muitos com quem conviveu. Desta forma, penso que a fé que cada cristão confessa é um convite para abençoar as pessoas com as quais se relaciona, conferindo a elas dignidade, respeito, suporte e tantas outras bênçãos que provêm do relacionamento que tem com Deus. – André Luis Pereira

Bênção é aquilo que cada cristão é por causa do que recebeu de Cristo Jesus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.