share on:
Img_IconeBaixar_680px

01 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Jonas 3.6-10

Eu sabia que tu és Deus misericordioso e com­passivo, muito paciente, cheio de amor e que pro­metes castigar mas depois te arrependes (Jn 4.2b).

Jonas foi um profeta chamado por Deus para pregar contra uma cidade que seria destruída por causa de sua maldade. Jonas não queria ir, pois sabia que a profecia não se cumpriria caso o povo se arrependesse – que era o Deus queria. E foi isso que aconteceu! Jonas precisaria de três dias para percorrer a cidade com sua mensagem, mas bastou um dia para que o rei decretasse que todos deveriam se arrepender e buscar a Deus para que ele não os eliminasse. E Deus os atendeu!

Ninguém muda por decreto, mas mudanças acontecem! Todos nós seguimos por caminhos que por vezes nos parecem bons ou confortáveis, até que nos deparamos com algo que nos faz parar e, a partir da percepção da nossa realidade, tomar um novo rumo – ou não! Para agradar a Deus, as pessoas precisam mudar sua maneira de viver: deixar o egoísmo, a maldade, a corrupção, a injustiça, o desrespeito ao próximo e voltar-se para ele. Mas não foi apenas Nínive que mudou. Deus queria que Jonas mudasse também, e que aprendesse a ser amoroso e misericordioso como seu Senhor. E como foi paciente e didático com ele!

Todos queremos que o Brasil se transforme, que não haja mais corrupção, que os políticos de fato sirvam o país, que nossos impostos não virem propina e que haja investimento na saúde, educação, segurança… Todos queremos mudanças. Porém, será que estamos dispostos a deixar nossas atitudes mais banais, como furar a fila ou deixar de avisar o caixa que determinado item não foi cobrado, para assim gerar um movimento que leve o povo brasileiro a um verdadeiro retorno à justiça? Mais que isso, estamos dispostos a seguir o exemplo de Jesus, vivendo o amor de Deus na prática, para inspirar outros a se aproximar dele? Um país transformado, tal como aconteceu em Nínive, começa por mim e por você, rendidos aos pés do Senhor. – Wanderley de Mattos Junior

Seja você mesmo, hoje, a mudança que quer ver no mundo. (desconhecido)


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.