Compartilhe em:
Img_IconeBaixar_680px

12 de Abril de 2019

Leitura Bíblica: 2 Reis 23.1-3,19-23

Celebrem a Páscoa ao Senhor, o seu Deus, conforme está escrito neste Livro da Aliança (2Rs 23.21b).

O capítulo anterior à leitura indicada relata que o rei Josias, um homem que obedecia a Deus, resolveu reformar o templo do Senhor em Jerusalém. Durante esse processo, encontraram o Livro de Lei, aparentemente perdido em algum canto. O secretário Safã levou o escrito ao rei e o leu a ele. Ao ouvir as palavras do Livro, Josias ficou arrasado. Percebeu que ele e o povo estavam muito longe do que Deus desejava. Entendendo que era necessária uma reconciliação com o Senhor, convocou toda a população de Judá, leu o livro para eles e então renovou a aliança do povo com Deus. Em seguida, tratou de eliminar totalmente, do templo e de todo o seu território, tudo o que não fazia parte da adoração ao Deus vivo e verdadeiro: objetos, altares, ídolos, animais, sacerdotes… Feito isso, depois de se arrepender e promover as mudanças necessárias, o coração dele devia estar transbordando de alegria. Era hora de festejar o perdão recebido do Senhor!

É interessante observar que Josias, embora temesse a Deus, nunca tinha lido o Livro da Lei. Mas quando encontraram o escrito e o conteúdo deste chegou ao seu conhecimento, entendeu que o pecado (a desobediência a Deus) estava profundamente enraizado nele, que era necessário arrepender-se e renovar a aliança com o Senhor. Como um governante sábio, incluiu seu povo inteiro nessa renovação, culminando numa festa de Páscoa tão grandiosa como nunca havia ocorrido em Israel.

Eu e você podemos até nos achar “bons” (“não roubo, não minto, sou fiel ao meu cônjuge, etc.”), mas, ao ler a Bíblia, a palavra de Deus, percebe-se que isso não basta. Quando então nos arrependemos e começamos a praticar o que aprendemos, experimentamos uma renovação de vida que inspira uma alegria intensa. É motivo de festa! Você já tem essa alegria em seu coração? – Mário Miki

A leitura e a prática da palavra de Deus renovam o ânimo e nos dão muitos motivos para festejar.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.