share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Números 20.22-29

O homem é como um sopro; seus dias são como uma sombra passageira (Sl 144.4).

Creio que a maioria das pessoas gostaria de saber quando vai morrer. A vantagem é que teríamos tempo de nos despedir de quem amamos e de consertar nossos erros. Será que sentiríamos medo? Ansiedade?

Arão teve sua morte anunciada pelo Senhor: soube quando, onde e na companhia de quem. E também que era consequência de sua desobediência (Nm 20.1-13). Apesar de ter servido a Deus na libertação da escravidão do Egito, nos quarenta anos de andança pelo deserto e de ser o primeiro sacerdote consagrado, ele não entraria na Terra Prometida. Nem ele, nem Moisés. E já estavam tão próximos dela! Um erro foi crucial e resultou nesta punição.

Antes de morrer, Arão “passou o bastão” para Eleazar. Será que teve tempo de aconselhá-lo uma última vez? De recomendar ao filho que permanecesse fiel até o fim? Não consigo nem imaginar a dor do sucessor diante da morte de seu pai… Dos três homens presentes naquele momento, foi o único que conseguiu participar da conquista de Canaã. Sua morte é narrada no último versículo do livro de Josué, e não ocorreu como punição por desobediência. Acho que Eleazar aprendeu com o mau exemplo do pai e do tio…

Deus também anunciou a morte de outras pessoas, mas não sabemos se isso acontecerá conosco. Porém, mais importante que saber quando morreremos é como estaremos nesse momento: vivendo com Deus? Fiéis até o fim? Ou com muitas contas a acertar com ele e com as pessoas? A ignorância ou não da data não nos priva da certeza de que um dia não estaremos mais aqui. Então, ainda há tempo para perdoar, pedir perdão, reconciliar-se com quem for necessário (principalmente com Deus). Se suas prioridades não são as dele, aproveite enquanto há vida para mudá-las. Uma vida bem vivida é ao lado de Deus, servindo a ele e cumprindo fielmente seus propósitos até o fim – seja quando for! – Vanessa Weiler Ribas

A vida é muito curta! Aproveitá-la ao máximo é vivê-la com Deus!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.