share on:
Img_IconeBaixar_680px

28 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Gênesis 28.1-22

Jacó pegou a pedra que tinha usado como travesseiro, colocou-a em pé como coluna e derramou óleo sobre o seu topo (Gn 28.18).

Não era uma viagem a passeio. Sair de casa, naquele momento, era questão de manter-se vivo e longe da fúria do irmão, Esaú. Jacó tinha causado um grande problema familiar e, a conselho de seus pais, foge para Padã-Arã. Quando anoiteceu, ele parou a fim de descansar e, usando uma pedra como travesseiro, dormiu profundamente.

O detalhe do “travesseiro” chamou-me atenção: eu mesma passava por uma fase em que tentava recobrar as forças para o restante do meu trajeto, sentindo-me como que deitada sobre uma pedra. Entendi então que situações duras e desconfortáveis podem se tornar marcos para a fé se percebermos que Deus está presente também nesses lugares e momentos. Naquela noite, Jacó reconheceu a presença de Deus ao seu lado, entendendo que ele o protegeria aonde quer que fosse. E que o Senhor é aquele que se revela e está comprometido com sua Palavra. A promessa a respeito da terra que seria a herança de sua família continuava valendo, beneficiando não apenas a ele e seus descendentes, mas todas as nações. Também nós fazemos bem em lembrar que as dádivas que Deus nos dá nunca são apenas para nós, mas que podem e devem ser compartilhadas com as pessoas à nossa volta.

Assim, diante da visão clara da presença de Deus, Jacó fez do seu “travesseiro” um monumento, algo que posteriormente poderia recordar-lhe o que ouvira naquele lugar. Aparentemente, sabia quem era Deus, mas ainda lhe faltava a experiência pessoal do amor divino, tanto que seu voto a seguir é condicionado: o Senhor seria o seu Deus se ele, Jacó, voltasse em segurança para a casa de seu pai.

As experiências de outras pessoas, em especial daquelas que mais amamos, podem, sim, ser encorajadoras e instrutivas, mas não substituem o relacionamento pessoal com o Senhor. Você já cultiva o seu? – Angel de Andrade Blumer Gonçalves Larsen da Silva

Que marcos o seu relacionamento com Deus já deixou no seu caminho?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!