share on:
Img_IconeBaixar_680px

05 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: Isaías 39.1-8

Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: “Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera, e tenho feito o que tu aprovas”. E Ezequias chorou amargamente (Is 38.2-3).

Ezequias toma três atitudes que achei estranhas: enquanto estava doente, sabendo que ia morrer, recorre ao Senhor em desespero e clama por sua vida, argumentando que era fiel ao Senhor (veja o versículo em destaque). Recebe do Senhor a cura e ainda mais quinze anos antes da morte. Depois, talvez por estar tão alegre com este milagre e por pensar que nada mais o atingiria, torna-se negligente e expõe a mensageiros desconhecidos o seu tesouro e tudo o que o reino possuía. Então, ele é alertado pelo profeta Isaías de que as riquezas e até pessoas de seu povo seriam levadas para a terra dos visitantes, a Babilônia. Por fim, o rei fica tranquilo com a exortação do profeta, pois aquilo não aconteceria durante a sua existência e sim com seus descendentes!

Estas três atitudes retratam bem o nosso comportamento durante a nossa existência. Quando algo nos aflige, queremos resolver logo, a todo custo: recorremos a tudo e a todos. Resolvido o problema, muitas vezes nem nos lembramos de quem nos ajudou a solucioná-los e por vezes nem agradecemos.

Restabelecida a nossa autoconfiança, esquecemos a nossa fragilidade e nos expomos a situações de risco (tentações) novamente. Por fim, devido ao nosso egoísmo, não nos preocupamos com o prejuízo que nosso pecado pode causar na vida dos outros. Ezequias com certeza não é um modelo a ser seguido, mas um bom exemplo do que não devemos fazer.

É importante que durante a nossa vida desenvolvamos um relacionamento com o Senhor de forma que possamos nos adequar a seus planos, lembrar de nossa fragilidade diante do pecado iminente e ter consciência de que nossos erros podem causar consequências sérias àqueles a quem tanto amamos. – Adelma Pereira da Silva

Jesus é o nosso modelo. Imitá-lo é um desafio para a vida inteira.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.