share on:
Img_IconeBaixar_680px

20 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: João 3.1-15

Como pode alguém nascer, sendo velho? (Jo 3.4b)

Os milagres acontecem mesmo nos dias atuais. Em 2007, ocorreu em Campinas (SP) um acidente em que o carro de uma moça ficou prensado entre uma betoneira e a traseira de um ônibus. O veículo ficou totalmente destruído, mas ela saiu praticamente ilesa. Este é apenas um exemplo, pois há muitos outros relatos semelhantes, seja de livramento em acidentes ou de cura de doenças fatais. A própria ciência já reconhece o poder da fé nos tratamentos de saúde. Isso vale tanto para casos que a medicina não é capaz de resolver quanto para ajudar na recuperação de pacientes. Albert Einstein afirmou: “Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres. A outra é acreditar que tudo é um milagre”.

Quem sobrevive a um acidente terrível normalmente afirma que nasceu de novo. Mas há uma forma de o ser humano ter esta experiência sem passar por um desastre. Na leitura indicada para hoje, vemos um líder judaico indo falar com Jesus por ter se impressionado com seus milagres e ensinos, entendendo que só alguém com poder divino poderia realizar tais feitos. Jesus o surpreende com sua resposta: “Se o homem não nascer de novo, não verá o reino de Deus”. Afinal, como um homem já velho poderia voltar para o ventre materno para nascer novamente?

Jesus explicou-lhe que isto significava que o ser humano natural não passa de um filho da carne, mas que para ter acesso a Deus era preciso nascer do Espírito. Isso só é possível pela fé em Jesus, que, ao morrer sem pecado, possibilitou que todos os pecadores participassem do mesmo relacionamento espiritual que ele tem com o Pai. Quem é filho da carne obedece a seus próprios impulsos, mas quem é filho de Deus se submete ao Espírito Santo, que o ajuda a se livrar da escravidão desses desejos maus. Essa pessoa é de tal forma renovada que é como se, de fato, tivesse literalmente nascido de novo – e não há maior milagre que esse. – José Donato Cavalheiro

Nenhum milagre vai lhe trazer tanta alegria quanto o milagre do novo nascimento pelo Espírito!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.