share on:
Img_IconeBaixar_680px

15 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: Jonas 1.17-2.10

Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas (Mt 12.39).

Jesus tinha acabado de realizar uma série de milagres, na maioria cura de doentes. Havia demonstrado vez após vez o seu poder divino, mas os líderes religiosos dos israelitas insistiam em duvidar de suas palavras e de sua posição como Filho de Deus. Pediram mais um sinal. O problema deles não era não conseguir crer, mas que não queriam acreditar nele. Por isso, Jesus respondeu-lhes com as palavras do versículo em destaque. Mas o que será que isso significava?

Jonas tinha recebido ordens para ir à cidade de Nínive, pregar a Palavra do Senhor. Desobedeceu, e por isso acabou na barriga do peixe. No entanto, Deus tinha um propósito para Jonas, e por isso também o tira dali novamente. Quando tudo parecia perdido, Jonas “volta à vida”, por assim dizer. E esse seria o único sinal que os israelitas ainda receberiam de Deus: Jesus voltaria à vida depois de três dias na sepultura.

Deus não está sujeito à previsão ou ao controle do homem. Não podemos marcar hora, dia e local para ver seus milagres; ele também não age da forma como esperamos, mas apenas segundo a sua vontade e de acordo com os seus propósitos. Por exemplo: para um doente, o milagre talvez não esteja na cura, mas em ter forças para conviver com a doença. Ou em dispor de médicos, remédios e tratamentos apropriados.

Muitas vezes pensamos que o milagre aconteceu porque fomos obedientes. A ênfase, entretanto, deve estar sempre em Deus. Um querido irmão perguntou-me: “Pastor, será que Deus ainda realiza milagres?” Respondi-lhe que sim, mas que eles acontecem conforme seus objetivos para cada pessoa. Quem entende isso aprende a ver os milagres de Deus ao longo de sua vida, não somente em eventos espantosos e agradáveis, mas muitas vezes em meio às suas próprias incapacidades físicas. A fé e a confiança no amor de Deus abrem nossos olhos para enxergá-los. – João Fernandes Garcia

Em vez de suplicar por um milagre, que tal pedir que Deus abra seus olhos para o que ele já fez por você?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!