share on:
Img_IconeBaixar_680px

01 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Eclesiastes 9.7-10

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens (Cl 3.23).

Uma empresa estava selecionando novos funcionários. O examinador deu a dois candidatos uma tarefa simples: comprar uma melancia. Um candidato foi até a mercearia mais próxima e, não encontrando a fruta, voltou dizendo: “Não comprei, pois não tem melancia na mercearia”. O segundo retornou com a melancia e contou: “Na mercearia aqui em frente não tem, mas fui a outros três mercados do bairro e escolhi a melancia melhor e mais barata. Também me informei sobre os preços das demais frutas e anotei o telefone deles, pois entregam aqui sem custo adicional. A mercearia aqui em frente tem pão fresco e várias geleias por bons preços. Dependendo da quantidade, conseguiremos um bom desconto na compra de carnes e alimentos para o almoço”. Quem será que conseguiu o emprego? E a qual dos dois candidatos nós nos assemelhamos?

Muitas vezes, falta-nos dedicação real às tarefas que devemos realizar. Na leitura de hoje, o escritor cita uma série de atividades cotidianas, e conclui recomendando: o que tiver para fazer, faça com todas as suas forças (v.10a). Todas as nossas atividades, mesmo as menores, merecem o melhor que podemos dar.

Mas, para que essa atitude não degenere em cansaço e desgaste excessivo, vale lembrar ainda a lição do apóstolo Paulo no versículo em destaque: trabalhar de todo coração para Deus nos dará a perspectiva correta em tudo o que fizermos. O objetivo principal de qualquer esforço deve ser glorificar o Senhor. Mesmo que as pessoas não valorizem o que você faz, Deus está vendo. Diz a lenda que Michelangelo, que pintou o teto da Capela Sistina, teria sido questionado a respeito do motivo pelo qual acrescentava tantos detalhes em locais que ninguém conseguiria enxergar. Ele teria respondido: “Deus vê!” – Hebert dos Santos Gonçalves

Esforçar-se para trabalhar bem e para Deus dá sentido a qualquer tarefa.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!