share on:
Img_IconeBaixar_680px

21 de Março de 2019

Leitura Bíblica: Marcos 10.46-52

[No tanque de Betesda] costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas (Jo 5.3).

“Mesmice” é o que permanece inalterado, estagnado; é marasmo e monotonia. Uma característica de nossa época é a relação rotineira de afazeres: temos cada vez menos tempo para dedicar às atividades que não costumamos fazer em dias comuns. São tantas horas dedicadas ao trabalho, às tarefas e aos estudos que até mesmo o tempo para descanso está ficando escasso. É difícil programar e realizar algo diferente da nossa rotina. Há quanto tempo você não vai passear numa noite fresquinha para apreciar o vento, as estrelas, a natureza? Ou que você fez uma viagem com sua família para um lugar que ainda não visitou? Será que sua vida está monótona?

A mesmice desgasta e nos torna pessoas insatisfeitas com a vida. O que fazemos quando estamos nesta situação? No caso da nossa leitura bíblica, Bartimeu estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas: a palavra destacada indica uma ação prolongada, não limitada no tempo, e contínua. Mas ninguém aguenta viver repetidamente sem se cansar! Bartimeu viu uma saída e começou a gritar para que Jesus o tirasse daquela situação. Ele teve fé e foi curado: deixou de ser cego! Sua vida mudou totalmente: foi liberto de sua antiga rotina e passou a seguir Jesus.

Da mesma forma aconteceu no relato em que se encontra o versículo em destaque (Jo 5.2-16). No entorno daquele tanque ficavam muitos doentes esperando para serem curados. Certo homem, paralítico há 38 anos, aguardava sua oportunidade. Sua enfermidade o fazia viver na mesmice. O texto nos mostra que ele quis deixar aquela situação, agiu obedecendo à ordem de Jesus e foi curado por ele.

Com a ajuda de Cristo, qualquer rotina entediante pode ser transformada pela nova vida que ele oferece! Entregue-se com fé a ele e abandone a mesmice de uma existência sem sentido! – Gabriel de Araújo Almeida

Não há mesmice quando vivemos com Deus: a cada dia ele nos ensina algo novo e nos transforma.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.