share on:
Img_IconeBaixar_680px

01 de Abril de 2019

Leitura Bíblica: Zacarias 8.14-17

O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade (Pv 12.22).

Quem assistiu ao programa televisivo Chaves viu inúmeras escapadas do seu Madruga quando o Sr. Barriga aparecia para cobrar os catorze meses de aluguel que o primeiro lhe devia. Com frequência, uma das crianças era encarregada de dar o alarme na chegada do cobrador. Em um dos episódios, Chiquinha vai chamá-lo a pedido do Sr. Barriga e, ao retornar, afirma que seu pai havia mandado dizer que não estava. Ao ouvir isso, o cobrador fica muito bravo e entra na casa, mas o seu Madruga consegue fugir pela janela. Este episódio muito engraçado reflete uma realidade diária em muitos lares. A mentira é vista como algo tão comum que tem seu próprio dia comemorativo. Muitos até pregam peças em outros nesta data. No entanto, será que não há mesmo problemas em mentir, ainda que em tom de brincadeira?

O texto da leitura de hoje traz uma verdade muito propícia para se pensar no chamado dia da mentira: Deus a odeia. Neste capítulo, o profeta Zacarias traz uma série de promessas de bênçãos para o povo judeu que havia voltado do cativeiro babilônico e reconstruía o templo em Jerusalém. Uma delas encontra-se no texto da leitura de hoje. Os seus antepassados haviam quebrado a aliança que tinham com Deus por conta de suas atitudes, dentre elas a mentira e os falsos testemunhos. Agora o Senhor prometia que voltaria a lhes fazer o bem e que eles deveriam falar somente a verdade, abandonando assim toda e qualquer mentira. A falsidade foi um dos motivos que levou o povo a sofrer e ser levado embora da Terra Prometida. Sabendo que Deus reage com tal rigor e tem este sentimento em relação à mentira, será que podemos tratá-la como sendo normal ou apenas uma brincadeirinha? Uma vez que Deus é a verdade e odeia a mentira, cabe a seus filhos ter a mesma postura, buscando sempre apegar-se à honestidade – afinal, foram libertos ao conhecerem a Verdade que é Cristo. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

Para o filho de Deus não há dia da mentira, pois ele busca sempre viver na verdade que o libertou.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.