share on:
Img_IconeBaixar_680px

10 de Março de 2020

Leitura Bíblica: 2 Pedro 3.1,2

Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro (Sl 119.97).

O apóstolo Pedro tinha um propósito ao escrever suas cartas: “Quero despertar com estas lembranças a sua mente sincera” (v.1b). Repare que ele não falou em despertar suas emoções, mas sua “mente”. Este vocábulo é uma tradução da palavra original grega dianoia, que também pode ser vertida como “pensamento”, “entendimento”, “inteligência”.

Parece um detalhe sem importância. Mas a frase “Despertar… a sua mente” é oportuna para os nossos dias. Vivemos numa época de anti-intelectualismo e, ao mesmo tempo, de pró-emocionalismo. Nota-se hoje certa aversão à reflexão, enquanto se corre atrás de emoções. Pouca gente vai ouvir uma palestra, mas multidões enchem estádios em busca de emoções. São os tempos pós-modernos, em que as pessoas se cansaram da ditadura da razão, fruto do Iluminismo do século dezoito.

Este clima influencia até as igrejas. Dá-se mais valor à emoção do que à reflexão. Cultos são planejados para despertar o lado emocional da plateia, atraindo pessoas com programações bem produzidas, mas não necessariamente profundas em conteúdo. Todo mundo parece se divertir, mas será que os resultados obtidos serão duradouros?

Pedro, por outro lado, pretendia despertar a mente de seus leitores. Com que objetivo? Diz ele: “Quero que vocês lembrem das palavras ditas há muito tempo pelos santos profetas e do mandamento do nosso Senhor e Salvador que foi dado a vocês por meio dos apóstolos que anunciaram o evangelho a vocês” (v.2, NTLH). Ou seja: toda a Bíblia, tanto o Antigo Testamento (os profetas) quanto o Novo Testamento (os apóstolos), deve ser objeto da nossa reflexão. Seu ensino é que vai gerar em nós emoções saudáveis, como alegria, esperança, certeza, paz interior, alívio, encanto, tristeza pelo pecado, etc…, que darão sabor à nossa vida. Por isso, medite na Palavra de Deus e siga-a, que sua vida será emocionante. – Sérgio Vilmar Markus

A emoção faz parte da humanidade, mas só é legítima e útil quando brota da reflexão e do pensamento.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!