share on:
Img_IconeBaixar_680px

01 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: Salmo 92.12-15

Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes (Sl 92.14).

Uma das realidades que todos nós provavelmente enfrentaremos um dia é o envelhecimento. Diante disso, muitos se perguntam: como chegar lá com uma boa qualidade de vida? Ninguém quer uma velhice que seja um período de tédio e inatividade, de mera sobrevivência a partir dos parcos recursos que a aposentadoria do governo nos proporciona. Infelizmente, nem todos os idosos conseguem alcançar essa fase da vida nas condições desejadas.

Para os que confiam no Senhor, a Palavra de Deus tem uma promessa linda: “Escute-me, ó casa de Jacó, todos vocês que restam da nação de Israel, vocês, a quem tenho sustentado desde que foram concebidos, e que tenho carregado desde o seu nascimento. Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei” (Is 46.3,4).

Assim sendo, a melhor prevenção contra uma idade madura improdutiva é investir em um relacionamento com Deus e ser fiel a ele. É o que o salmista, autor da leitura bíblica de hoje, também explica: para quem é fiel, até mesmo a velhice pode ser um tempo de ver bons resultados do trabalho realizado, de colher os frutos do cuidado com os filhos e netos e, acima de tudo, de demonstrar com seu exemplo que a vida com Deus vale a pena, e muito!

Qual é sua expectativa para a velhice? Canseira, tédio e ociosidade? Se os textos lidos ainda não o convenceram, segue mais um incentivo para seguir a Deus: “Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem, mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Is 40.29-31). Se você confiar em Deus, verá que ele é fiel para cumprir todas essas promessas na sua vida e velhice. – Mário Miki

A velhice será de fato a “melhor idade” quando produzir os frutos maduros do relacionamento íntimo com Deus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.