share on:
Img_IconeBaixar_680px

02 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: Êxodo 13.17-18; 14.9-11

Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei (Is 41.13).

Depois de várias centenas de anos de escravidão e clamor a Deus por libertação, os israelitas finalmente obtiveram resposta. Talvez pensassem que, agora que o Senhor tinha agido, estavam por conta própria, mas a história nos surpreende.

Na leitura bíblica de hoje encontramos uma orientação bem interessante de Deus a Moisés. Embora houvesse um caminho mais curto para chegar a Canaã, o povo ficaria tão assustado com o que encontraria na terra dos filisteus que até poderia voltar à vida de escravidão no Egito.

Assim, Deus guia-os por um caminho mais longo e mais seguro.

A história dos israelitas é tão rica que este pequeno trecho é capaz de nos trazer valiosas lições:

  1. Deus conhece nossos limites. Ele sabia que o povo ainda tinha mentalidade de escravo. Não eram corajosos, assustavam-se facilmente. Eles não tinham condições de passar pela Filístia.
  2. O Senhor tem para nós planos muito melhores que os nossos. Apesar de não enfrentarem ali o horror da guerra, a mera visão dos egípcios os perseguindo já foi o bastante para fazê-los lamentar a decisão de sair do Egito. Viver como escravos era mais cômodo. Mas Deus queria dar a eles uma vida completamente diferente, de liberdade e plenitude.
  3. Deus cuida de nós e nos ama como somos. Deus tomou aquele povo amedrontado e conduziu-o pela mão. Realizou todos os milagres de que necessitavam, não lhes deixou faltar nada, moldou o caráter deles. E o Senhor não muda! Assim como ajudou os israelitas na situação em que estavam, ele também vai ao seu encontro, todos os dias, e não poupa esforços para demonstrar seu amor. Não é preciso viver uma vida de medo, pois ele oferece a ajuda de que você precisa. Algumas vezes as circunstâncias podem até deixar você aterrorizado, mas só é preciso confiar no que Deus disser e obedecer. – Bruna Brasil Pereira Garcia Lima

Se Deus me ama, de quem terei medo?


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.