share on:
Img_IconeBaixar_680px

01 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: Jonas 1.1-17

Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis (Jn 1.3a). 

Jonas recebeu uma ordem de Deus, mas não conseguiu concordar com ela, pois achava que os moradores de Nínive eram indignos de misericórdia (Jn 4.2). É possível que ele pensasse: “Se a mensagem não for pregada, então os ninivitas não serão salvos”.

E Jonas achava essa ideia bem mais interessante e justa. Mas Deus tinha outros planos. Talvez o profeta tivesse bons motivos para querer a morte dos ninivitas. Afinal, eram inimigos dos israelitas. Por isso, o profeta não lhes desejava o bem e não queria cumprir a vontade de Deus, pregando a salvação ao povo. Assim, aborrecido com a ordem que Deus lhe dera, Jonas fugiu.

E nós? Se pudéssemos, também fugiríamos de situações que aparecem na nossa vida? Quando perdemos um ente querido, quando enfrentamos uma luta muito grande, quando arcamos com erros cometidos por outros, ficamos nos perguntando: “Mas, Deus, por que isso tem de acontecer comigo?” Às vezes, até mesmo nos sentimos injustiçados.

Simplesmente não conseguimos crer que Deus está no controle da nossa vida, sua vontade parece incompreensível. No entanto, ela é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2), e os pensamentos do Senhor a nosso respeito são de paz (Jr 29.11). Mesmo que não compreendamos logo, mais tarde talvez o Senhor nos revele de que forma nos livrou do mal, nos beneficiou e nos fortaleceu.

Sua vontade é bem melhor que a nossa, pois muitas vezes as dificuldades que enfrentamos na vida devem-se à dureza do nosso coração e à nossa desobediência a Deus. Nesses casos, estamos apenas colhendo o fruto das nossas opções.

Com Jonas foi assim, pois, por ter desobedecido à vontade de Deus, ele foi engolido por um peixe. Quando se dispôs a obedecer, Deus o tirou dessa dificuldade. Decidamos, pois, hoje conhecer a vontade de Deus e vivê-la confiadamente. – Ana Maria Machado Marques

A vontade de Deus é sempre perfeita, mesmo quando não conseguimos compreendê-la.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.