share on:
Img_IconeBaixar_680px

29 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: Oseias 2.4-8; 13-16

Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão (Os 2.19).

Oseias falou ao povo de Israel servindo ele mesmo de exemplo prático de seu discurso. O Senhor ordenou que ele tomasse como esposa Gômer, uma mulher infiel. Ela teve filhos nascidos de adultério. Assim, este casamento era uma ilustração viva do relacionamento dos israelitas com seu Deus. Ele havia tomado o povo como sua noiva, dando-lhe não só ouro e bens, mas também amor e companhia. No entanto, os israelitas foram infiéis e preferiram adorar Baal, o falso deus cultuado pelos povos da região em que habitavam. Um dos significados da palavra baal é “marido”. Ou seja: Israel tinha abandonado seu verdadeiro marido para viver com outro. Era ao “amante” que dava ofertas de gratidão, embora nunca tivessem recebido nada dele – tudo vinha do Senhor. Por isso, Deus retiraria seu favor de Israel, a fim de que percebesse seu erro e voltasse para ele. O amor do Senhor por seu povo era tamanho que estava disposto a perdoá-lo e restaurá-lo. Apesar da infidelidade de sua noiva, ele a trataria com amor. Dessa forma, ela o reconheceria como seu real marido (v. 16).

Este amor tão grande da parte de Deus manifestou-se na pessoa de Jesus Cristo. Ele veio ao mundo para presentear toda a humanidade com a possibilidade deste mesmo perdão. Hoje, a noiva de Deus compõe-se daqueles que são aceitos com base na fé em Jesus Cristo. Como o povo de Israel, todos os seres humanos foram infiéis ao Senhor, pois, em vez de viverem para seu “marido”, preferiram seus “amantes”, isto é, seus próprios desejos. Por isso, cabe perguntar: como está sua fidelidade? Se você tem vivido longe de Deus, fazendo apenas sua própria vontade e agradecendo a si mesmo ou a outros pela vida e os presentes que o Senhor lhe dá, chegou a hora de voltar para quem está esperando de braços abertos: Deus está pronto a perdoar e restaurar, não importando o que você fez até agora. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

Hoje pode ser o dia para você se reconciliar com Deus.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!