share on:
Img_IconeBaixar_680px

10 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: Salmo 33.13-15

Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro (Sl 34.15).

Em relação a Deus, muitos de nós passam parte da vida oscilando entre aquilo que a mente consegue imaginar e o que a finitude humana é capaz de apreender a respeito dele. Quando tudo vai bem e a vida transcorre rotineira e sem perturbações, quase esquecemos que há um Deus acima de tudo e todos, e que governa cada recanto desse universo.

E quando as coisas se complicam e os problemas nos assolam, temos a tendência de duvidar de seu amor; ainda assim, impulsionados pela dor, frequentemente lançamos sobre ele a esperança, mesmo sem muita certeza de que ele nos ouve.

No trecho indicado para a leitura de hoje, o salmista reafirma a soberania e poder do Senhor sobre todas as pessoas em toda a terra. É ele quem vê, conhece e acompanha cada ser humano, em todos os lugares, seja qual for sua língua, povo ou nação. Na verdade, pelo texto é possível concluir que o próprio Deus colocou cada uma em seu lugar, distribuindo-as como e quando planejou, moldando cada comunidade conforme sua perfeita vontade! Perceber toda essa grandeza e domínio de Deus é impressionante e maravilhoso, não é mesmo?

Mas então o verso em destaque amplia e aprofunda esse assombro ao afirmar que esse Deus, que vê tudo e todos, cujo olhar literalmente sonda todos os moradores da terra, concentra seus olhos e ouvidos para dar atenção ao clamor de um grupo de pessoas: os justos.

Quem são estes, e por que chamam a atenção do Deus altíssimo? Estes justos são os que foram atraídos pelo amor do Senhor e justificados por sua graça. Essa justiça não é virtude humana, mas só se torna possível pelo favor imerecido de Deus, cujo amor constrange a crer e confiar somente nele. Não firme sua fé na imaginação ou nas circunstâncias, mas nesse Deus que criou e sustenta o universo e que atenta para aquele que o busca e confia em seu poder e amor. – Heloísa Oliveira Machado

Quanto melhor conheço esse Deus maravilhoso, eterno e imutável, mais consigo confiar nele.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.