share on:
Img_IconeBaixar_680px

16 de Maio de 2019

Leitura Bíblica: Mateus 7.28-29

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram­‑se dele, e ele começou a ensiná­‑los (Mt 5.1-2a).

O Sermão do Monte, registrado nos capítulos 5 a 7 do Evangelho de Mateus, é uma espécie de coletânea especial de ensinamentos de Jesus Cristo. Estes foram proferidos num momento à parte com seus seguidores e demonstram a vontade de Deus para eles.

É um conteúdo riquíssimo, um padrão elevado. Por um lado, ele leva à pergunta: “Quem pode cumprir isso?” Parece ser humanamente impossível. Por outro lado, quem sabe que foi agraciado pela fé e pelo próprio Senhor Jesus Cristo percebe que esses ensinamentos ajudam a viver a partir da graça de Deus, em obediência e compromisso. Ou seja, é um padrão que pode ser atingido, mas apenas por aqueles que entregaram suas vidas a Cristo e, por isso, contam com o auxílio constante do Espírito Santo.

Como vimos no texto que lemos hoje, no final do sermão aqueles que o ouviram ficaram maravilhados. Aqui cabem as perguntas: o que faz alguém ficar deslumbrado, fascinado? Com o que você fica completamente encantado? Geralmente nos maravilhamos com algo grandioso, diferente do que estamos acostumados, algo extraordinário (além do ordinário). Na realidade é bem isso que acontece com quem se encontra com Jesus e com o que ele ensina. É ele quem pode nos dar vida eterna. Somente ele. Isso nos faz perceber quão grandioso é o nome de Jesus!

Ele trouxe um ensino radicalmente diferente. Qualquer outra doutrina ou ideologia, por mais bem-intencionada que seja, termina, em algum momento, oprimindo o ser humano, cuja mente é perpassada por cobiça, inveja, orgulho, egoísmo, etc. Jesus não oprime ninguém; pelo contrário, liberta! Ele dá a quem crê uma nova vida de amor, entrega e serviço. Isso é extraordinário!

Que estejamos dispostos a nos maravilhar com Jesus Cristo, de maneira que ele seja a autoridade máxima em nossa vida! – Alison Diogo Heinz

Maravilhar-se com Jesus somente é possível a quem está disposto a ouvi-lo.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.