share on:
Img_IconeBaixar_680px

25 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: Atos 3.1-10

Disse Pedro [ao mendigo]: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou…” (At 3.6).

Não sei se foi exatamente desse jeito, mas é assim que imagino a cena desta história: lá está o paralítico, sentado à porta do templo. Enquanto isso, as pessoas dirigem-se ao culto. Todos os dias, veem-no ali, estendendo a mão na esperança de ganhar um troco. O povo passa e alguns (talvez constrangidos?) dão uma moedinha. Outros fazem de conta que não o veem ou então evitam se aproximar. Afinal, é só um mendigo.

Então chegam Pedro e João. Eles também querem ir ao culto, mas, em vez de passar direto pelo mendigo, como a maioria, fixam o olhar nele. E Pedro se compadece. Olha para aquele homem e, em vez de ver um pedinte paralítico, enxerga um ser humano amado por Deus. Talvez pense: “Jesus poderia fazer tanto na vida deste homem se ele o conhecesse…”. Então, dirige-se ao mendigo e diz, em outras palavras: “Preste atenção, porque quero ajudá-lo. Tenho algo especial para lhe dar”. O homem fica na expectativa: o que será que vai receber? Pedro e João sabem que uma doação em dinheiro não vai resolver a vida dele, mas conhecem Jesus, que transforma vidas. É ele quem pode colocar qualquer pessoa em pé novamente. Ele pode mudar uma vida inteira. Quer ajudar a caminhar. O mendigo aceita a mão de Pedro, estendida para ajudá-lo a se levantar. As palavras daquele estranho, diferentes de tudo o que já tinha ouvido até então, encheram o seu coração de esperança. E ele se vê caminhando, pela primeira vez na vida! Entra no templo e louva a Deus. Tudo porque alguém olhou para ele, importou-se em falar-lhe de Jesus e ajudou-o a se erguer.

Ah, meu amigo, não é assim que as pessoas estão sentadas ao longo do caminho em nossos dias? Simplesmente assim, esperando uma ajuda, qualquer uma? Sejamos hoje um Pedro na vida de alguém! – Lodemar Schlemper

Talvez hoje mesmo Jesus coloque alguém no seu caminho a quem você pode ajudar. É só olhar com atenção!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!