share on:
Img_IconeBaixar_680px

15 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: Provérbios 29.19-23

O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito (Pv 15.4).

A boa comunicação é primordial para um bom relacionamento. Mas comunicar-se bem não significa apenas expressar em voz alta o que vai no coração e na mente. Jaime Kemp afirma em um de seus escritos que o tom de voz é responsável por 38% da comunicação; as expressões faciais e movimentos do corpo respondem por outros 55%. Apenas 7% é transmitido pelas palavras em si. O problema muitas vezes não está no que você diz, mas na maneira de falar, na forma de encarar, no tom da voz. Até um olhar de desprezo pode ser mais violento que as palavras.

Isso me lembra a seguinte fábula: um rei sonhou que havia perdido todos os dentes. Assim que acordou, convocou um adivinho para interpretar o sonho. “Que desgraça, senhor!”, exclamou o adivinho. “Cada dente caído representa a perda de um parente de Vossa Majestade”. O rei ficou furioso e ordenou que os guardas aplicassem cem chicotadas no homem. Em seguida, mandou que lhe trouxessem outro adivinho e contou o sonho também a este. O homem respondeu: “Grande felicidade lhe está reservada, Alteza. O sonho significa que Vossa Majestade sobreviverá a todos os seus parentes”. Felicíssimo, o rei mandou dar cem moedas de ouro ao adivinho. Quando este saía do palácio, alguém lhe disse, admirado: “Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma do seu colega. Por que o primeiro recebeu cem chicotadas e você, cem moedas de ouro?” “Lembre-se, meu amigo”, respondeu o adivinho, “tudo depende da maneira de dizer…”

Sejamos mais compreensíveis, mais amáveis no falar. Fazendo assim, não perdemos nada, pelo contrário: vamos conseguir grandes resultados. Não se cale, pois a verdade deve ser dita. Mas escolha bem as palavras, porque, dependendo do que e de como falamos, seria melhor ficar calado. –
Hebert dos Santos Gonçalves

Cuidado com a forma de falar a verdade.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.