share on:
Img_IconeBaixar_680px

17 de Junho de 2020

Leitura Bíblica: Josué 22.9-18, 21-34

Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o SENHOR avalia o espírito (Pv 16.2).

Depois de conquistar todo o território e distribuí-lo entre todas as tribos de Israel do lado oeste do Jordão, Josué dispensou os homens de Rúben, Gade e metade de Manassés: a estes, Moisés tinha prometido as terras a leste do rio, desde que ajudassem as demais tribos a garantir o território delas. Não teria sido justo que eles se acomodassem enquanto o restante do povo ainda tinha de batalhar contra os habitantes da terra. Por terem cumprido sua parte com fidelidade, Josué despede-os com bênção, mas também com uma advertência séria para que continuassem guardando fielmente a lei de Deus.

Mas pouco depois surge um desentendimento. Os que tinham atravessado o Jordão ergueram um altar, para que seus filhos sempre se lembrassem do Deus de Israel. As outras tribos, porém, não tinham entendido isso. Foram tirar satisfação, achando que eles tinham se rebelado contra Deus. Após tudo explicado, ambas as partes se entenderam pacificamente, e o altar serviu para unir ainda mais o povo, pois seria sempre um sinal de que todos adoravam o mesmo Deus.

Confusões e intrigas surgem com facilidade quando não se entende os motivos que o outro tem para agir da forma que age. Um simples ato ou palavra logo parece provocação, desperta desentendimento e discórdia. No entanto, averiguar o que realmente está acontecendo sempre é a melhor solução, pois só assim dá para evitar mal-entendidos, que acabam degenerando em mentiras, fofocas, acusações infundadas, lutas e até guerras.

Mesmo quando não entendemos as intenções dos outros, isso não é motivo para deixar de fazer o que agrada a Deus. Em vez de presumir que sabe o que está acontecendo, a pessoa sábia vai sempre tentar resolver confusões em vez de alimentar conflitos, contando com a ajuda de Deus para isso, pois só ele conhece as reais intenções do coração humano. – Aline Coscioni Schach

Esclarecer e apaziguar um conflito é muito melhor que ganhar a discussão!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!