share on:
Img_IconeBaixar_680px

10 de Janeiro de 2021

Leitura Bíblica: Salmo 147.1-5

[O SENHOR] enumera as estrelas, chamando todas pelo nome (Sl 147.4).

Você já olhou para o céu à noite e se perguntou quantas estrelas existem lá no espaço? É bem provável que sim. Bem, se você estiver num lugar bem escuro, longe do brilho das luzes da cidade, poderá enxergar milhares de estrelas a olho nu, contudo não chegará a dez mil. Mas quantas, afinal, existem? Astrônomos estimam que existam aproximadamente 100 bilhões de estrelas só na Via Láctea. Contudo, além desta, existem bilhões e bilhões de outras galáxias. Se não conseguimos nem mesmo contar quantas galáxias há, muito menos a quantidade de estrelas. No entanto, o texto bíblico indicado para hoje declara que Deus enumera cada estrela e ainda chama cada uma pelo nome. Incrí­vel! Nós nem mesmo conseguimos contá-las, e Deus sabe como cada uma se chama! Por isso, o salmista conclui que não há limite para o entendimento do Senhor.
O melhor de tudo é que Deus não se lembra apenas dos nomes dos astros no céu, mas também conhece cada ser humano – incluindo você e eu. Sim, ele sabe nosso nome e nossa história. Por termos sido criados à sua imagem, ele nos considera muito mais importantes do que qualquer estrela, por mais bela que seja. Mesmo que haja mais de 7 bilhões de seres humanos, ainda somos em número bem menor do que as estrelas que compõem apenas a Via Láctea.
No evangelho de Mateus, quando Jesus fala das preocupações da vida, ele usa outro exemplo para nos explicar quão amados somos por Deus. Ele diz: “Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros; mas vosso Pai celestial as alimenta. Acaso não tendes muito mais valor do que elas?” (Mt 6.26). Como é bom saber que não vivemos aqui esquecidos e abandonados à nossa própria sorte, em meio a tanta gente. Temos um Deus que nos conhece pelo nome e nos ama muito. – Marcos Passig

O amor de Deus pelo ser humano é infinito como as estrelas e pessoal como o afeto de um pai por seu filho.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!