share on:
Img_IconeBaixar_680px

22 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 15.33-34

Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara (Nm 20.11a).

O contexto do versículo em destaque mostra o que pode acontecer quando não se observa o alerta do apóstolo Paulo na leitura bíblica. Mais uma vez, os israelitas queixavam-se das dificuldades da vida no deserto. Nesta ocasião específica, o problema era a escassez de água. Revoltados, entraram em conflito com Moisés e Arão, chegando a questionar a liderança deles: “Por que vocês trouxeram a assembleia do Senhor a este deserto, para que nós e os nossos rebanhos morrêssemos aqui” (Nm 20.4)? Tal atitude demonstrava uma profunda rebeldia aos líderes e, indiretamente, a Deus. Diante disso, Moisés e Arão recorreram ao Senhor em busca de solução. Por instrução deste, convocaram o povo a se reunir diante de uma rocha, à qual deveriam ordenar que vertesse água.

Até aqui, tudo bem. Mas então Moisés se deixou levar pelo cansaço e pela frustração de quarenta anos de caminhada à frente de pessoas que se queixavam ao menor contratempo, e também começou a reclamar: “Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar?” (Nm 20.10b). Em seguida, cedendo à irritação, bateu duas vezes na pedra com sua vara. A água jorrou, e todos puderam saciar a sede, mas Moisés e Arão foram duramente repreendidos por não terem obedecido à ordem do Senhor, e perderam o privilégio de conduzir o povo ao seu destino, a Terra Prometida. Arão morreu pouco tempo depois, no deserto, e Moisés só pôde contemplar Canaã de longe, do topo do monte Nebo.

Você já passou por isso – ser levado a agir de forma impulsiva, motivado pela má conduta de outras pessoas? A palavra de Paulo aos coríntios é muito séria e vale para cada pessoa: não se engane, não se julgue forte o suficiente para resistir às más influências. É muito mais sábio agir com prudência, confiando que o Senhor está no controle de todas as situações. – Mário Miki

“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal” (Pv 13.20).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!