share on:
Img_IconeBaixar_680px

02 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 104.24-34

Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante. Diz o Espírito: Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão (Ap 14.13b).

“Imagine que você está à beira-mar e vê uma embarcação partindo. Você fica olhando enquanto ela vai-se afastando até que, finalmente, parece apenas um ponto no horizonte, lá onde o mar e o céu se encontram. E você diz: ‘Pronto, ela se foi’. Foi aonde? A um lugar que sua vista não alcança, só isso! Ela continua tão grande, tão bonita e tão importante como era quando estava perto de você. A dimensão diminuída está em você, não nela! E, naquele exato momento em que você está dizendo ‘ela se foi’, há outros olhos vendo-a aproximar-se e outras vozes exclamando com júbilo: ‘Ela está chegando!’” Este texto, muito divulgado na internet e atribuído ao rabino Henry Sobel, expressa muito bem o que acontece quando perdemos alguém. Sentimos que a pessoa está partindo como um barco que se distancia da nossa vista no horizonte. Mas se ela dedicou sua vida a Deus, sabemos que está agora sendo recebida na glória para viver com ele.

No texto de hoje lembramos que o Criador dá e também retira a vida. Somos confortados quando lemos na Bíblia que felizes são aqueles que morrem no Senhor (versículo em destaque). Mesmo com a dor da saudade, podemos ter paz e nos alegramos, pois quem amamos descansou. Embora lamentemos dizendo: “Ele partiu”, Deus no céu diz: “Ele já chegou”.

Momentos como este também nos fazem meditar sobre o que é a nossa vida. Tiago afirmou: “Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa” (Tg 4.14c). Por isso é preciso aproveitar nossa breve existência entregando a nossa vida nas mãos de Deus e fazendo o bem, louvando-o sempre e buscando agradá-lo. Quem faz isso tem a vida eterna e não será condenado: passou da morte para a vida (Jo 5.24). Ou seja, depois de morrer, ressuscitará para a vida eterna com Deus. Grande é este consolo! – Hebert dos Santos Gonçalves

A graça de Deus é para nós como o mar para o navio: carrega até o alvo quem a ela se entrega.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!