share on:
Img_IconeBaixar_680px

26 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: Josué 23.1-11

[Jesus afirmou aos discípulos:] Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (Jo 16.33b).

Josué liderou o povo de Israel na conquista da Terra Prometida. Neste relato, ele está no fim de sua vida, falando sobre as batalhas que os israelitas enfrentaram e as vitórias que o Senhor lhes concedeu. Nossa vida também é cheia de lutas e problemas; porém, não precisamos sucumbir às adversidades. O segredo para se manter em pé e enfrentar tudo de cabeça erguida é: dedicação e amor ao Senhor (v.11).

Seguir a Deus não significa ausência de dificuldades ou a solução de todos os problemas, como muitos pregam, chegando a afirmar que se isso não acontece é por falta de fé. Nem sempre ou nem tudo se resolve como num passe de mágica!

Vejamos o povo de Israel. Eles tinham a promessa de que ocupariam Canaã, mas a conquista não “caiu do céu”. Tiveram de treinar, traçar planos, estratégias, suar a camisa e, acima de tudo, depender de Deus. Só assim conseguiram vencer: com determinação, disciplina, coragem e fé. Não espere que Deus simplesmente retire sua luta ou provação, embora ele possa fazer isto. Apegue-se a ele e continue firme no Senhor. Busque nele a sabedoria para agir e permita que ele trabalhe em sua vida, em seu caráter. Nesse processo, ele vai torná-lo cada vez mais parecido com ele. Às vezes, cristãos fervorosos precisam conviver com problemas durante anos a fio sem ver uma solução, sentindo-os como um espinho na carne, como o próprio apóstolo Paulo experimentou – confira 2Co 12.7-10.

Talvez Deus lhe dê uma vitória extraordinária sobre a luta que você está enfrentando, mas, mesmo se parecer que nada está acontecendo, não se deixe vencer pela adversidade. O essencial para o cristão é manter-se firme na fé, independente das circunstâncias, até que sua Terra Prometida seja alcançada: “Vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia” (Ap 21.1). – Ingelid Gundt

Com Cristo ao nosso lado, as lutas são enfrentadas e suportadas com esperança, pois ele já venceu!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.