share on:
Img_IconeBaixar_680px

17 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 22.1-5

[O SENHOR] não menos-prezou nem repudiou o sofrimento do aflito… mas ouviu o seu grito de socorro (Sl 22.24).

Há alguns anos, passei por uma cirurgia que durou cinco horas. Enquanto eu era levado pelo corredor em direção à UTI, onde ficaria dois dias em observação, minha esposa viu minha cabeça inchada e quase desmaiou. Minha filha, experiente, tranquilizou-a: “Mãe, os médicos passaram por nós sorridentes; acha que estariam assim se papai estivesse mal?” Basta uma surpresa desagradável para julgarmos que Deus nos esqueceu.

Muitas são as ocasiões nas quais pensamos como o salmista na leitura bíblica de hoje. Você provavelmente já passou por isso. Mal uma dificuldade parece superada, e lá vem um novo revés. Será que as dificuldades nunca acabam? Deus não vai fazer nada para ajudar? E, como se não bastassem nossos problemas pessoais – família, profissão, relacionamentos… – nosso Brasil também está doente em todos os segmentos. Política, economia, desemprego, violência e insegurança, tudo é tão ameaçador. Que sensação de abandono!

Mas este sentimento vem da nossa percepção errada da situação e do próprio Deus. Concentramo-nos no problema, em vez de confiar no Senhor. No momento em que o salmista foca a pessoa e a atuação de Deus (vs.3-5), sua atitude muda. Em meio à dificuldade, é capaz de engrandecer o Senhor.

Quem persevera em confiar em Deus, vê que ele sempre tem um objetivo maior para o sofrimento: um resultado que redunde em glória ao seu nome. Tenho saudades de um antigo hino que dizia: “Lutas sem cessar hei de atravessar, descansando no poder de Deus!”. Sim! Enquanto vivermos aqui na terra, sempre haverá lutas. Mas Deus também sempre estará presente, mesmo quando não somos capazes de perceber isso. O passado traz provas suficientes da sua fidelidade no cuidado com seus filhos – por isso, tenha certeza: ele não os abandona. – Manoel de Jesus The

Confiar de verdade em Deus é crer em seu cuidado mesmo quando não se vê nem sente nada da sua presença.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!