share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Dezembro de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 32.13-28

Mas Esaú correu ao encontro de Jacó e abraçou-se ao seu pescoço, e o beijou. E eles choraram (Gn 33.4).

As preocupações, tensões e conflitos do dia a dia deixam muitas pessoas ansiosas e infelizes. W. H. Auden, um dos maiores escritores ingleses do séc. 20, chama a nossa época de “era da ansiedade”. Todos os dias sofremos com as notícias alarmantes e sensacionalistas que os meios de comunicação trazem – muitas vezes reais, outras nem tanto. Até nos dão a impressão de que a situação está perdida, que a sociedade e suas instituições estão perdendo ou já perderam o controle. Muitos vivem deprimidos, assustados, numa expectativa constante de que algo acontecerá para trazer caos completo ou destruição de todos os fundamentos que dão um mínimo de sustentação à nossa existência.

Enquanto na depressão a pessoa está prisioneira do seu passado, na ansiedade ela está presa ao futuro. No trecho anterior à leitura indicada para hoje, Jacó reconhece que está morrendo de medo de um possível ataque de Esaú e seus homens. Ele tinha boas razões para isso. No entanto, a continuação do relato mostra que ele sofreu por antecipação por algo que acabou não se concretizando. Na verdade Esaú se alegrou em ver seu irmão depois de vinte anos.

A ansiedade rouba nossa alegria e nossa paz, além de dificultar nossa comunhão com Deus e com as pessoas! Por isso, nada de ansiedade com os possíveis problemas do amanhã. Por conhecer tão bem essa tendência humana, Jesus deixou uma recomendação: “Não se preocupem com o amanhã… basta a cada dia o seu próprio mal” (Mt 6.34). Pense nisso: enquanto você estiver nas mãos desse Deus maravilhoso, cuidadoso, amoroso, protetor e soberano, tudo dará certo, tudo acabará bem. Independentemente das circunstâncias ou resultados visíveis, você sabe que ele ama você e está trabalhando para o seu bem. – Genevaldo Edino de Souza Bertune

Quando a ansiedade vier, lembre-se: entregá-la a Deus em oração é o que vai lhe trazer paz.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.