share on:
Img_IconeBaixar_680px

28 de Março de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 32.1-12

Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante (Sl 27.3).

Um pouco de medo diante de riscos, perigos e ameaças do dia a dia é normal. Sabe-se que o temor é até mesmo um mecanismo normal, saudável e necessário para nossa sobrevivência. Não é normal não sentir qualquer receio ao entrar numa jaula de leões num zoológico. No entanto, o grande problema é quando este sentimento assume proporções exageradas a ponto de trazer consequências e males emocionais e até físicos, paralisando a pessoa diante de situações e circunstâncias que fazem parte da vida. Neste caso, é hora de livrar-se dele!

Deus, conhecendo nosso mundo interior e nossas fraquezas, deixou trezentas e sessenta e seis vezes na Bíblia o mandamento: “Não tema!”; “Não tenha medo!”. Isso mostra a importância que o Senhor dá em prevenir-nos contra o temor. Precisamos entender que este tipo de sentimento traz consigo prejuízos irreparáveis. Como instinto de sobrevivência – mas apenas dentro desse limite – ele é normal e saudável. Mas quando nos deixamos dominar por ele, ou quando ele nos paralisa (como no caso de Jacó), isso passa a ser prejudicial e doentio, porque distorce a nossa visão de Deus. Fica claro que nosso relacionamento com ele não é sustentado pela fé e confiança em seu amor, palavra e promessas. Assim, alguns prejuízos emocionais e espirituais do medo são: paralisia por anular o poder de Deus na vida da pessoa; destruir o potencial de realização dado pelo Senhor; e impedir que se faça exatamente aquilo que Deus quer.

Jacó já tinha tido inúmeras experiências com o Senhor e recebera dele uma promessa específica de proteção com relação àquela viagem: não precisava ter medo. Por fim, acabou fazendo o certo: confessou seu pavor a Deus e pediu auxílio. Sua fé ajudou-o a enfrentar o temor! – Genevaldo Edino de Souza Bertune

A fé é o antídoto contra o medo!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.