share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: Esdras 2.1-61

Esta é a relação dos judeus exilados que voltaram para Jerusalém e para as outras cidades de Judá, das quais os seus pais haviam sido deportados para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor (Ed 2.1, BV).

Ciro, o rei da Pérsia, decretou que o povo de Judá que se encontrava exilado na Babilônia podia retornar a Jerusalém e reconstruir o templo de Deus. Para esta finalidade, seriam entregues ofertas voluntárias a quem se dispusesse a ir (Ed 1.1-11). O surpreendente número dos que aceitaram o desafio de tão longa viagem e difícil empreitada totalizou “42.360 homens, além dos seus 7.337 servos e servas; havia entre eles 200 cantores e cantoras. Possuíam 736 cavalos, 245 mulas, 435 camelos e 6.720 jumentos” (Ed 2.64b-67).

O texto de hoje cita muitas pessoas. Fazendo um paralelo com a nossa atualidade, o fato de ter nosso nome ou o de alguém que nos seja próximo em uma lista pode provocar sensações antagônicas. Se forem listas de aprovados para um emprego ou em um vestibular, certamente será uma alegria imensa em poder constatar que é um tempo de vitórias. Porém, se for uma lista de passageiros em um desastre aéreo ou uma catástrofe natural com desaparecidos, certamente não gostaríamos de encontrar alguém que consideramos ou amamos constando como vítima!

Caro leitor, o importante mesmo é estarmos registrados em algo de valor eterno. Nesse sentido, espero que você tenha o desejo de que o seu nome esteja escrito no Livro da vida. A Bíblia se refere a ele em diversos textos, como Fp 4.3, Ap 3.5; 13.8; 17.8; 20.12-15 e 21.27. Nele constam os nomes de todos os filhos de Deus. Para ser incluído neste registro divino, é preciso entregar sua vida a Jesus Cristo: com fé, arrepender-se de seus pecados. Se você já fez isso, creia que seu nome foi registrado nessa listagem. Aliás, para todos os seres humanos, esta é a melhor e a principal lista da qual podemos constar! – Edimilson Gonçalves de Oliveira

“[Na Nova Jerusalém entrarão] unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro” (Ap 21.27b).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!