share on:
Img_IconeBaixar_680px

20 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: Êxodo 4.10-17

Disse-lhe o Senhor: “Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? Agora, pois, vá; eu estarei com você” (Êx 4.11-12a).

Que missão difícil a de Moisés! Embora tivesse crescido na corte egípcia, possivelmente convivendo com o faraó, já fazia muitos anos que ele estava longe desse ambiente. E agora Deus o mandava de volta para lá, a fim de anunciar aos egípcios que o Senhor ordenava que deixasse os hebreus partirem. Não era tão simples quanto parecia: procurado pelo assassinato de um egípcio que batia em um hebreu, Moisés fugiu do Egito e já estava há 40 anos em outra terra, tendo, deste modo, rompido o vínculo com sua família egípcia. Aos olhos da corte, ele não era apenas um estranho, mas um ingrato. Além desta tensão natural, havia uma agravante: ele não era um orador por natureza – há quem acredite que ele fosse gago. O fato é que ele tinha enorme dificuldade de se colocar na presença do faraó e dizer-lhe algo. Parece bastante compreensível, concorda?

Deus sabia de tudo isso. Ele conhecia bem todos os problemas e limitações de Moisés. Afinal, fora o Senhor quem o criara e escrevera sua história. E Moisés havia sido criado para um propósito específico. Assim, suas limitações não seriam um problema para Deus: antes mesmo de falar com ele, o Senhor já havia mandado Arão procurar o irmão (v.14). Enquanto Moisés se preocupava com as dificuldades, Deus já havia providenciado a solução.

Talvez nossa tendência seja julgar Moisés. Mas quantas vezes agimos exatamente como ele? Deus nos dá uma tarefa, ficamos assustados demais e dizemos “Ah, Senhor! Mande alguém outro”. Permita-me lembrá-lo de que Deus fez você. Ele sabe de suas capacidades. Ele não precisa de nenhum de nós; o privilégio de participar de sua obra é inteiramente nosso. Se ele quer usar você, não tenha medo nem recuse, pois suas limitações não limitam o poder de Deus. – Bruna Brasil Pereira Garcia Lima

Deus chama pessoas limitadas para que o seu poder infinito fique ainda mais claro.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.