share on:
Img_IconeBaixar_680px

29 de Abril de 2020

Leitura Bíblica: Josué 12.1-24

Não ajam como dominadores dos que lhe foram confiados, mas como exemplos para o rebanho (1Pe 5.3).

Moisés e Josué lideraram o povo de Israel num momento muito importante de sua história: a formação como nação e a conquista de sua terra. O texto de hoje registra os reis que foram derrotados nesse processo. Se acompanharmos atentamente a trajetória de vida destes dois homens, vemos que não foi fácil tudo o que passaram, mas na maioria das situações eles foram obedientes a Deus. Além disso, não estavam sozinhos: os israelitas lutaram com eles, sob o comando do Senhor. Mesmo sendo bons líderes, Moisés e Josué não poderiam vencer se não contassem com a ajuda de Deus e de todo o povo. A luta era necessária para dar a Israel o que Deus tinha prometido a seus antepassados: seu próprio território. O relacionamento com o Senhor era a base para a liderança: os reis vencidos lutavam, na verdade, contra o próprio Deus!

Infelizmente, encontramos líderes ao longo da história que procuraram vitórias pessoais em vez dos interesses do povo; alguns governaram tomando decisões que feriram o direito das pessoas; outros ainda não obedeceram a Deus, e pior: levaram seus liderados a se afastar do Senhor. Precisamos de líderes consagrados a Deus, que tenham um bom relacionamento com ele. Quem é obediente aos princípios bíblicos fará prevalecer o que é melhor para o povo. No versículo em destaque, Pedro orienta como os líderes da igreja devem proceder. Estes também não estão sozinhos, pois com a ajuda do Senhor lutarão junto com seu povo, que no fim das contas não pertence a eles, mas a Deus.

Quando um líder se consagra a Deus e aceita ser seu servo, as pessoas reconhecem isso. Se elas veem que ele faz o bem e segue a Deus, acabam lutando junto e todos são vencedores! Se você possui esta responsabilidade de liderar alguém, seja obediente a Deus acima de tudo; se não, ore por aqueles que receberam esta incumbência e lute com eles pelo bem de todos! – Aline Coscioni Schach

Liderar com a ajuda de Deus e do povo é bem mais fácil, produtivo e traz benefícios a todos!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!