Compartilhe em:

Img_IconeBaixar_680px

 

13 de março de 2018

Leitura Bíblica: Atos 9.1-6

De repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra (At 9.3b-4a).

D itados e dizeres populares trazem, em sua maioria, ensinamentos recheados de sabedoria. Minha mãe é mestre em colocar provérbios nas situações do dia a dia que se encaixam tão bem que nos fazem refletir sobre o seu conteúdo e verdades. Boa parte deles ela aprendeu com a minha avó que, por sua vez, os trouxe da minha bisavó. E assim eles vão passando de geração a geração, sem que os seus autores sejam conhecidos.

Na literatura, escritores e filósofos também deram a sua contribuição com grandes pensamentos. Muitas expressões, assim como os ditados e frases de autores renomados, acabam se tornando de domínio público. Cair do cavalo, por exemplo, aparentemente tem sua origem na história bíblica de hoje, protagonizada pelo apóstolo Paulo. Dizer que uma pessoa caiu do cavalo significa que ela se deu mal em suas intenções, ou seja, procurou fazer algo e acabou se frustrando. O mesmo ocorreu com Paulo. Toda a sua incredulidade e perseguição contra os cristãos tiveram um fim quando Jesus o fez cair do cavalo – não importa se literalmente ou não.

Paulo seguia em direção a Damasco a fim de calar um grupo que professava a fé em Jesus. No entanto, ele teve a sua trajetória interrompida quando Jesus apareceu em seu caminho. Ali, Paulo, não somente caiu aos pés de Jesus, como também deixou cair por terra todas as suas pretensas convicções e falsos conceitos. De perseguidor, Paulo passou a ser seguidor do Senhor. Tenho visto que Jesus continua utilizando este método. Muitos são forçados a descer do pedestal do orgulho, da incredulidade, do preconceito e das falsas doutrinas após ter um encontro com Cristo. Também tenho visto que Deus, muitas vezes, nos faz cair do cavalo para mostrar que o caminho que escolhemos está errado e que ele tem um projeto melhor para as nossas vidas. Paulo caiu por terra, mas o Senhor o levantou. – MRA

Jesus muda a direção de nossas vidas para nos levar a caminhos mais seguros.