share on:
Img_IconeBaixar_680px

08 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: 2 Timóteo 3.14-17

O homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer (Tg 1.25).

Uma garotinha voltou de seu primeiro dia na escola. A mãe perguntou: “Você aprendeu alguma coisa?” A menina respondeu: “Pelo visto, não aprendi o bastante. Tenho de voltar amanhã, depois de amanhã e depois de depois de amanhã…”

É assim que funciona o estudo da Bíblia. A compreensão vem pouco a pouco, ao longo da vida. Precisamos ler uma porção todos os dias. Não podemos deixar para nos alimentar apenas aos domingos, fazendo “jejum” de Bíblia nos outros dias. E se você já estudou e leu a Bíblia toda, isso ainda assim não leva você à aposentadoria. Ninguém pode dizer que é doutor em Bíblia e não tem mais nada para aprender. Seria o mesmo que dizer que não precisa mais de comida, pois já comeu o suficiente.

Uma dieta constante da Palavra de Deus a cada dia é certeza de saúde para a mente e a alma. A Bíblia é o alimento perfeito. É preciso considerar atentamente tudo o que ela diz. Ao contrário do que alguém pode pensar, seus ensinos trazem liberdade. Ela aponta o caminho certo para entender para que serve a salvação e como obtê-la mediante a fé em Cristo Jesus. A Bíblia corrige, repreende, ensina e orienta, capacitando-nos para agir como Deus deseja.

Mas não basta ler, conhecer seus livros, entender o que eles dizem. É preciso praticar o que se aprendeu. Você pode ler um livro de receitas, mas se nunca cozinhar, não vai ser alimentado. Se você apenas ler a Bíblia, mas nunca seguir suas instruções, jamais conhecerá a alegria que Deus promete. É como expressa Tiago no versículo em destaque: a felicidade está na obediência a Deus, e não em apenas saber que ele existe e conhecer suas palavras.

Só ler a Bíblia não traz felicidade. É preciso também praticar todos os seus ensinos.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.