share on:

Img_IconeBaixar_680px

 

17 de janeiro de 2019

Leitura Bíblica: Números 15.37-41

Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo (Pv 3.6, ntlh).

O que faz com que um cristão lembre que pertence ao povo de Deus? Não há algo visível que o destaque na multidão. E se o Senhor pedisse para que seus filhos colocassem enfeites em suas roupas para distingui-los dos que não creem em Cristo? Foi o que ele ordenou aos israelitas: deviam colocar borlas (franjas pequenas, pingentes) em suas roupas exteriores (um manto, por exemplo). Foi nas franjas da túnica de Jesus que a mulher com hemorragia tocou e foi curada (Lc 8.44).

Cada vez que a pessoa se vestisse ou caminhasse, ela veria as borlas e se lembraria de Deus e de seus mandamentos, o que a impediria de desagradá-lo. Ou não. Tudo ia depender da vontade de obedecer e de seu compromisso com o Senhor. Qualquer símbolo pode perder sua função se o dono não se identifica com ele. A roupa poderia estar enfeitada, mas o coração distante de Deus. Um exemplo disso eram os mestres da lei e fariseus, que alongavam estas franjas para demonstrar a todos uma espiritualidade que não tinham (Mt 23.5).

Os cristãos hoje não precisam enfeitar suas roupas ou usar qualquer símbolo para lembrar que pertencem a Deus e que devem obedecê-lo. Eles têm o privilégio de ler a Palavra de Deus completa, que descreve como devem viver e sempre incentiva à obediência. Além dela, há o Espírito Santo vivendo em cada filho de Deus e dirigindo suas vidas. Mas, como as borlas, de nada adianta ter uma Bíblia e não usá-la; o Espírito Santo tão perto e não consultá-lo. Um israelita podia não olhar para as borlas e desobedecer, mesmo que elas fizessem barulho!
Quem entrega sua vida a Cristo deve estar disposto a obedecer-lhe, seja o que for que ele ordenar. Para isso, deve estudar a Bíblia, buscando aplicá-la em seu dia a dia, e ouvir a voz divina para ter a orientação correta. A ausência de símbolos visíveis de modo algum é desculpa para desobedecer a Deus! – Vanessa Weiler Ribas

A melhor identificação do cristão são seus atos e palavras.



 
 
  O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.

 
 
 


Confira as devocionais anteriores!

13/01/2019

14/01/2019

15/01/2019

16/01/2019