share on:
Img_IconeBaixar_680px

03 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: Josué 8.30-35

Não houve uma só palavra de tudo o que Moisés tinha ordenado que Josué não lesse para toda a assembleia de Israel (Js 8.35a).

Quantas Bíblias você tem em casa? Quantas versões dela você conhece e usa? Uma? Duas? Ou talvez até mais? Na época retratada na leitura bíblica de hoje, essa não era a realidade dos israelitas. Por isso, o texto nos faz refletir sobre a importância da Palavra de Deus no relacionamento que ele quer ter conosco.

A reunião tinha sido agendada por Moisés pouco antes de passar a liderança para Josué. Preocupado com o futuro do povo, ele insiste que, ao entrar na Terra Prometida, Israel deveria reforçar seu compromisso com Deus, prometendo viver de acordo com as suas leis. Assim, depois de destruir os inimigos em Jericó e Ai, os israelitas reuniram-se entre os montes Ebal e Gerizim, a fim de cumprir a ordem recebida. Primeiro, Josué escreveu a Lei em pedras. Não haveria assim a desculpa de não ter o texto disponível: a pedra certamente era muito mais durável que qualquer outro material. Mas não ficou nisso: diante de todo o povo, Josué leu, palavra por palavra, tudo o que Moisés tinha mandado. O lugar onde estavam era como um anfiteatro natural, com excelente acústica: todos podiam ouvir tudo – as bênçãos e as maldições que faziam parte do pacto de Deus com Israel.

Antes de morrer, Moisés já tinha ensinado tudo isso ao povo. O livro de Deuteronômio registra esse seu “testamento” espiritual. Agora Josué gravou aquilo em pedra e ainda o leu em voz alta. Parece repetitivo, não é? No entanto, a história posterior mostra que mesmo assim os israelitas estavam sempre se afastando do Senhor. Não há como exagerar na leitura da Palavra de Deus, pois somos falhos em obedecê-la mesmo quando a conhecemos bem. Por isso, mais importante do que a quantidade de Bíblias que se tenha em casa é a seriedade com que a lemos e estudamos. Uma vez por dia ainda pode ser pouco! – Itamir Neves de Souza

Há riqueza suficiente na Bíblia para lê-la todos os dias e nunca ficar entediado!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!