share on:
Img_IconeBaixar_680px

02 de Abril de 2020

Leitura Bíblica: Rute 2.1-13

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Rm 8.28a).

À primeira vista, muitas das leis divinas que aparecem na Bíblia causam estranheza, mas isso acontece porque não estamos familiarizados com o contexto em que foram dadas. Basta vê-las aplicadas no dia a dia, como demonstrado na leitura bíblica de hoje, que percebemos o quanto o Senhor estava preocupado com o bem do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus.

O texto menciona, p.ex., que Boaz era parente do marido de Noemi. Isso não é apenas uma descrição, mas uma menção clara à regra de que, quando um homem falecia, cabia sempre ao seu parente mais próximo cuidar da viúva e dos demais dependentes. Isso não se limitava apenas ao sustento físico. Ele devia cuidar da herança do falecido, de forma que ela ficasse sempre dentro da família. Isso podia incluir até o dever de gerar um descendente que assumiria o lugar de herdeiro principal do morto. Assim ninguém enriquecia à custa do luto e da necessidade alheia.

Outra lei aludida no texto ordenava que se permitisse que os pobres recolhessem com as mãos o grão que restava nos campos depois da colheita. Que lei sábia! Provia alimentação para os necessitados, que, no entanto, tinham de trabalhar por isso, para que os proprietários das lavouras não fossem explorados por gente preguiçosa. Como estrangeira e viúva, Rute não tinha ninguém que a protegesse fisicamente, e isso poderia ser um problema, caso ficasse trabalhando sozinha no campo. Por isso, Boaz toma a iniciativa de garantir a segurança da moça, embora nem a conhecesse. Havia leis rigorosas contra o abuso de mulheres, o que implica que elas contavam com a proteção divina.

A continuação da narrativa do livro de Rute mostra também como faz bem seguir todas essas orientações. Rute, Noemi e Boaz experimentaram de forma muito palpável o que diz o verso em destaque: Deus age para o bem de quem o ama! – Manoel de Jesus The/Doris Köber

A lei do Senhor é perfeita, e há grande recompensa em obedecer-lhe (cf. Sl 19.11). Faça o teste!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!