share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Março de 2019

Leitura Bíblica: 2 Samuel 23.20-23

[Jesus], pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou­‑se à direita do trono de Deus (Hb 12.2b).

Tudo o que Benaia fez enquanto viveu contribuiu para que ele deixasse para trás uma boa memória e um belo legado. Além das façanhas narradas na leitura bíblica de hoje, ele também se mostrou absolutamente fiel ao rei Davi e depois a Salomão, obedecendo sem questionar às ordens deles. Por sua confiabilidade, acabou sendo nomeado comandante do exército de Salomão.

A história dele me lembra um episódio da lenda mitológica de Aquiles. Quando criança, Aquiles ouve de sua mãe, Tétis, que poderia escolher entre dois destinos: morrer jovem, mas coberto de glória, ou morrer idoso, mas sem qualquer fama. Já adulto, Aquiles optou por ir à guerra contra Troia, já que outra profecia previa que ele derrotaria sozinho aquela cidade. Fez história matando o príncipe Heitor e outros, e acabou morto por uma flecha envenenada lançada pelo príncipe Páris, que o atingiu no calcanhar.

Embora a fama de Aquiles dure até hoje, o legado de Jesus Cristo é, com certeza, incomparavelmente superior (verso em destaque). O herói grego exaltou a si mesmo. Cristo “humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2.8b). Dessa forma, seus legados também são de outro tipo: vão desde uma mudança na contagem do tempo – em a.C. e d.C. – a abrir acesso a Deus para o ser humano. Ensinou-nos a amar o inimigo, mudou o rumo de acusações e julgamentos quando perdoou uma mulher adúltera, suportou injustiça extrema para nos reconciliar com Deus. Viveu de forma altruísta para deixar a vida eterna a todos quantos nele cressem.

E o nosso legado, qual será? Fama passageira? Riqueza material? Ou agir como Jesus, para a glória de Deus e em benefício do próximo, espalhando a mensagem sobre o seu legado às outras pessoas, até o dia em que ele voltar e cumprir sua promessa de nos levar para morar com ele para sempre? – Gabriel de Araújo Almeida

Entre todos os legados que podemos deixar, andar com Deus é o único com efeitos eternos.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.