share on:
Img_IconeBaixar_680px

05 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 119.105

Creiam na luz enquanto vocês a têm, para que se tornem filhos da luz (Jo 12.36a).

Em junho de 2018, a história de um time de futebol juvenil comoveu o mundo. Doze garotos do time dos Javalis Selvagens foram com seu treinador explorar uma caverna da região, como faziam com frequência. Deixaram bicicletas e mochilas na abertura, e adentraram levando apenas um pouco de comida e lanternas para iluminar o caminho. No entanto, a temporada de chuvas estava começando, e naquele dia um forte temporal provocou a inundação da caverna, prendendo-os lá dentro. O grupo conseguiu encontrar um lugar seco, com água potável e ar. O treinador cuidou das crianças, dando até mesmo sua parte da comida a eles. Mas, conforme os dias passavam, certamente a esperança ia diminuindo. A única luz disponível era das lanternas, e ela foi crucial para sua salvação: um mergulhador sentiu o cheiro dos meninos e viu o brilho de suas lanternas. E a esperança deles voltou ao ver a luz de sua salvação, o mergulhador que chegava com sua lanterna em meio às trevas daquela caverna.

Esta história me faz pensar em nossas vidas, pois conosco também é assim. Vemos na leitura bíblica de hoje que a Bíblia é como uma lâmpada (lanterna). É por meio dela que Deus fala conosco e nos ensina a viver com ele. Quando conhecemos o Senhor e sua Palavra, esta passa a servir como guia na escuridão. Mas, quando as tempestades vêm, muitas vezes nos sentimos cercados pelas trevas e desesperança, mesmo que continuemos com nossas lanternas nas mãos. Nessas horas, é preciso lembrar da luz da salvação que apareceu quando menos se esperava: Cristo, a Palavra viva. Hoje mesmo você talvez esteja estudando sua Bíblia e se sentindo como em uma caverna, envolto em trevas. Mas lembre-se que Cristo, a luz do mundo, venceu o mundo, e as trevas não podem derrotá-lo. Peça a Deus que use sua Palavra para iluminar seus passos e que faça Cristo brilhar em seu coração. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

A luz da Palavra aponta para a Palavra viva, a luz do mundo.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!