share on:

Img_IconeBaixar_680px

 

 

08 de janeiro de 2019

Leitura Bíblica: 2 Samuel 22.29-33

Tu és a minha lâmpada, ó Senhor! O Senhor ilumina­‑me as trevas (2Sm 22.29).

“O mundo está perdido!” Essa é uma expressão que frequentemente se ouve. Geralmente ela é dita diante de fatos negativos que envolvem o ser humano. Não podemos negar que o ser humano, desde a sua desobediência no jardim do Éden, caminha de uma maneira confusa e conturbada. O profeta Isaías diz: “Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho” (Is 53.6). E assim, vivendo em seu próprio caminho, o ser humano seguiu e ainda segue em diversas direções. Parece haver muitas opções, mas que no fim se resumem a apenas dois caminhos, que Jesus Cristo descreveu como “um caminho amplo que leva à perdição” e “um caminho apertado que leva à vida” (Mt 7.13-14).

O caminho da perdição é o do “tanto faz”. Não importa em qual direção você siga e o que você faça. Você pode viver suas próprias crenças e valores, e seguir na direção que bem entender. O final, no entanto, é um só: morte eterna, isto é, afastamento de Deus. Para chegar à vida, as coisas mudam radicalmente. Não sigo mais o meu caminho, mas o caminho de Deus. Existe uma definição muito clara a respeito dele. Jesus explicou: “Eu sou o caminho… Ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (Jo 14.6), isto é, não minha crença e meus valores, mas a fé em Cristo e a obediência aos seus ensinos. E não há como andar no caminho de Deus sem fazer uso da sua lâmpada: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos…” (Sl 119.105a).

Davi testemunha dizendo que o caminho de Deus é perfeito e que sua palavra é comprovadamente genuína, ou seja, pura e verdadeira. Tendo essa palavra genuína diante de nós podemos caminhar com firmeza e na direção certa. Não vagueie sem rumo neste mundo. Para saber exatamente onde irá chegar, use a luz dessa palavra – a Bíblia – que está hoje diante de você. Leia-a e ame-a com todo o seu coração e entendimento, e você não andará nas trevas. – Marcos Passig

Por que andar no escuro e morrer se a luz de Deus está à nossa disposição todos os dias?


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019! Conheça os diversos formatos nesse link!
Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.

Se você perdeu a devocional de ontem, confira o Presente Diário clicando aqui.