share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: Lamentações 3.19-32

O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam (Lm 3.25).

Quando pequeno, assistia a um desenho animado cujo personagem choramingava o tempo todo. Ele dizia: “ó vida, ó azar”. O lamento era constante e nem sempre condizente com a situação. Na vida, porém, às vezes a queixa reflete um problema realmente difícil de suportar.

O texto de hoje mostra a tristeza do profeta diante de uma circunstância terrível: Jerusalém caíra nas mãos dos babilônios, que também destruíram o templo do Senhor. Os judeus tinham se afastado demais de Deus; por isso, estavam sendo castigados e levados para longe.

Diante de tamanha destruição e desgraça, o profeta lembra do que lhe poderia dar esperança: o amor, a misericórdia e a fidelidade de Deus. Aqueles que pusessem a sua fé no Senhor e esperassem pela sua intervenção veriam sua compaixão manifestar-se nas suas vidas. Anos mais tarde, isto se cumpriu em parte do povo que havia sido levado para a Babilônia. Eles voltaram para Jerusalém e reconstruíram suas casas, os muros da cidade e o templo. Embora tivessem vivido uma grande tristeza, um dia voltaram a sorrir.

Hoje, vemos o mundo cada vez mais consumido por terrorismo, guerras, fome e impiedade, e isso nos desanima demais. Quem busca viver da forma que agrada a Deus passa por dificuldades adicionais, muitas vezes sendo perseguido e injuriado de diversas formas. Mas todos nós podemos confiar no amor, na misericórdia e na fidelidade de Deus.

Ele enviou Jesus para morrer em uma cruz para que, crendo nele, fôssemos perdoados e tivéssemos livre acesso a ele, além da certeza de uma vida eterna ao seu lado. Quem crê nisso espera por esse momento, certo de que ele virá novamente para buscar seus seguidores e levá-los para estar para sempre com ele em um lugar onde não haverá qualquer forma de angústia, sofrimento ou aflição. Nele podemos depositar a nossa confiança, esperando tranquilos pela salvação do Senhor. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

Confiar no amor de Deus nos dá paz de espírito em meio a qualquer dificuldade.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.