share on:
Img_IconeBaixar_680px

19 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: Lamentações 3.39-44

Queixe-se cada um dos seus próprios pecados (Lm 3.39b, ara).

Vi recentemente um vídeo sobre os bisões da América do Norte. Quando o inverno rigoroso chega às reservas naturais onde este búfalo peludo vive em estado selvagem, as pradarias ficam cobertas com neve espessa. Para atravessá-las, as manadas seguem o líder, um animal experiente em travessias e conhecedor do terreno. Se algum bisão resolver seguir outro caminho, pode se dar mal. É o que aconteceu com dois animais neste vídeo, cujas cenas comovem.

Distraído à procura de pasto, que conseguem cheirar e cavar mesmo estando sob a neve espessa, um deles se afastou do trilho da manada. Acabou atolado num buraco cheio de neve, do qual não conseguiu sair. O outro bisão, atravessando um rio congelado, caiu na água quando o gelo quebrou sob seu peso. Ficou se debatendo, até afundar. O restante da manada, mesmo vendo o drama dos dois companheiros, nada pôde fazer, a não ser continuar seu caminho, parecendo tristes.

Aquelas cenas ilustram quão fatal pode ser ao homem andar longe de Deus. Afastado dele, sua perdição eterna estará selada. Se os bisões normalmente seguem seu líder por instinto, quanto mais nós, criados à imagem e semelhança de Deus, com capacidade de pensar e decidir, deveríamos conhecer e seguir o caminho do Senhor. Os judeus, que foram deportados à Babilônia por terem se afastado desse caminho, perceberam a tragédia a que seus pecados os levaram. Conscientes disso, começaram a repensar suas vidas. Isso os levou ao arrependimento, que se tornou em lamento pela desobediência. O profeta Jeremias, como que representando os cativos arrependidos, expressa essa tristeza no texto da leitura de hoje.

Continuar no pecado (isto é, longe de Deus), negá-lo ou encobri-lo mantém sob condenação. Mas arrepender-se e mudar de vida leva à restauração. Isso é duro, mas é o começo da cura espiritual. – Sérgio Vilmar Markus

O arrependimento real é um lamento sincero acompanhado de novas atitudes.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.