share on:
Img_IconeBaixar_680px

28 de janeiro de 2019

Leitura Bíblica: Neemias 3.1-32

Uziel, filho de Haraías, um dos ourives, fez os reparos do trecho seguinte; e Hananias, um dos perfumistas, fez os reparos ao seu lado (Ne 3.8a).

O livro bíblico de Neemias traz um relato histórico que tem como protagonista um homem que considero um visionário apaixonado por sua terra e seu povo. Ele tinha uma meta em mente: reconstruir Jerusalém. Ele soubera que o muro da cidade tinha sido totalmente destruído, e isso o deixou arrasado, além de lhe inspirar o desejo de resolver o sofrimento e humilhação pelos quais seu povo passava. Com a permissão do rei Artaxerxes, de quem era funcionário, Neemias partiu para Jerusalém para cumprir o objetivo que se propusera.
No trecho bíblico lido, encontramos várias vezes a expressão “ao seu lado”. Este capítulo mostra, de forma especial, como os moradores de Jerusalém distribuíram entre si a tarefa de reerguer o muro, trabalhando juntos, cada qual nos metros quadrados que lhe cabia consertar e finalizar. Observe que uma tarefa árdua dessas não se faz sozinho. Sem a ajuda e a compreensão de todos, teria sido impossível alcançar o alvo estabelecido por Neemias. Com esse apoio, ele não desanimou nem mesmo quando precisou enfrentar humilhação, oposição e tristeza.

Aprendemos, portanto, que alguns empreendimentos só podem ser completados com ajuda alheia. O trabalho solitário é de pouco proveito e, em muitos casos, exaustivo. Por isso, quero incentivá-lo a não tentar resolver tudo sozinho, mas procurar ajuda. Talvez você já tenha notado que será impossível alcançar seus objetivos sem isso, principalmente nas dificuldades. Insistir em ficar sozinho é orgulho e tolice. Lembre-se que, por mais complicada que seja a sua situação, sempre há alguém capaz de contribuir para a solução – a começar por Deus. Peça ajuda a ele, depois erga a cabeça e olhe em torno. Você verá que o Senhor pode lhe dar esperança até nos momentos em que você pensa estar em um túnel sem saída. – Edmilson Gonçalves de Oliveira

Pedir e oferecer ajuda faz parte de uma vida cristã saudável.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.


Confira as devocionais anteriores!