share on:
Img_IconeBaixar_680px

12 de Dezembro de 2019

Leitura Bíblica: Atos 10.24-35

[Jesus orou ao Pai:] Que todos sejam um … [e] estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste (Jo 17.21).

A humanidade divide-se em grupos de interesse: podemos dizer que pertencemos a várias tribos. Mas todos se juntam, seja para celebrar ou para se ajudar. Deus nos fez para vivermos com outras pessoas (veja Gn 2.18). Jesus, como Filho de Deus, poderia realizar sozinho a obra para a qual foi enviado, mas separou 12 discípulos para que o acompanhassem, começando por Pedro e seu irmão André (Mt 4.18). Mais tarde, outros 72 foram enviados de dois a dois para proclamar que o Reino de Deus estava próximo.

Em sua sabedoria, o Senhor estabeleceu a necessidade de se formarem grupos não só para eliminar as crises da solidão, mas acima de tudo porque múltiplas tarefas são melhor executadas por mais gente. Sem sombra de dúvida, fazer com que as pessoas conheçam a Jesus e se voltem para Deus requer o esforço de muitos cristãos com o mesmo objetivo, que trabalhem de forma organizada e sob uma liderança estabelecida.

O texto de hoje mostra Pedro apresentando as boas novas sem distinção de credo, cor, posição social e nacionalidade, enfatizando que todos são iguais perante Deus. Os ouvintes compreenderam a mensagem e receberam o Espírito Santo, que os capacitaria com poder para combater o mal e continuar o trabalho iniciado por Jesus e seus discípulos. Juntos, os cristãos fazem a diferença no mundo ao proclamar a todos a oferta de vida eterna com Deus.

Hoje, os cristãos precisam buscar intensamente o auxílio do Espírito Santo para cumprir sua missão e para que haja um verdadeiro avivamento baseado na Bíblia. O ideal é que todos se unam, apesar de suas diferenças, lembrando que servem ao mesmo Deus: isso faz com que possam andar juntos. Assim, quem não vive com Deus verá o exemplo de união e de poder no anúncio das boas novas e isso pode levá-lo a conhecer Jesus! – José Donato Cavalheiro

“Precisamos aprender a viver juntos como irmãos ou pereceremos juntos como tolos” (Martin Luther King Jr.).


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.