share on:
Img_IconeBaixar_680px

01 de Junho de 2019

Leitura Bíblica: Números 22.21-35

Em sua transgressão [Balaão] foi repreendido por uma jumenta, um animal mudo, que falou com voz humana e refreou a insensatez do profeta (2Pe 2.16).

Você já teimou em fazer algo que não devia e acabou dando tudo errado? Pois é, no caso de Balaão foi bem pior. Ele foi contratado pelo rei Balaque para que amaldiçoasse o povo de Israel, que estava de passagem pelo território de Moabe. Deus primeiramente lhe disse para não ir, pois de nada adiantaria.

Só que, por causa da insistência de Balaque (inclusive oferecendo uma grande recompensa financeira), Balaão acabou cedendo aos seus apelos e resolveu atender ao seu pedido. Deus deixou que ele fosse, com a condição de que fizesse apenas o que o próprio Senhor lhe dissesse.

Balaão então preparou sua jumenta e saiu junto com os mensageiros de Balaque, com a intenção de fazer sua própria vontade e receber seu pagamento. No caminho, foi interceptado pelo Anjo do Senhor, de modo que a jumenta viu o Anjo, mas Balaão não. Por duas vezes ela desviou-se do Anjo e na terceira “travou”, protegendo seu dono da morte certa.

Não compreendendo a atitude do animal, Balaão ficou com raiva e bateu nele. Depois disso, houve um diálogo dos mais inusitados de toda história humana: entre o adivinho e sua jumenta, cuja boca o Senhor abriu.

Ele reclamando do que ela fizera, enquanto ela tentava se defender alegando sua fidelidade a ele até aquele dia (v.28-30). Foi aí que Deus abriu os olhos de Balaão, e ele viu o Anjo segurando uma espada. Só então compreendeu o que havia acontecido.

A lição que aprendemos com esta narrativa é que não devemos ser teimosos e obstinados diante da vontade de Deus. Quantas vezes você já teimou em fazer algo que Deus não aprovava e “se deu mal”? Portanto, não seja teimoso! Assim como Deus usou uma jumenta para repreender a insensatez de Balaão, ele pode usar algo inusitado para nos alertar contra a nossa própria teimosia. – Mário Miki

Faça apenas o que o Senhor lhe orientar, sem teimar em suas próprias ideias e caminhos.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.