share on:

Img_IconeBaixar_680px

 

Leitura Bíblica: Apocalipse 20.11-15

Todos compareceremos diante do tribunal de Deus (Rm 14.10b).

Onde houver aglomerações humanas, haverá tribunais, sejam estes bem simples, como nas selvas, ou bem estruturados, como nas cidades. Eles existem para resolver conflitos. Podem errar. Nem todo crime chega até eles. Mas, sem eles, a injustiça reinaria. Hoje, em algum lugar do mundo, há julgamentos acontecendo.

Alguns se tornam famosos, como o “Julgamento de Nuremberg”, realizado na Alemanha, em 1945/1946. Este condenou líderes nazistas, acusados de crimes de guerra e crimes contra a humanidade durante a 2ª Guerra Mundial. Ele tornou públicos os crimes hediondos do nazismo, entre eles o extermínio de seis milhões de judeus.

Mas o maior julgamento, o último de todos, ainda está por vir: o Juízo Final, cujo juiz será Cristo, que julgará “o mundo com justiça” (At 17.31), após voltar à terra (Mt 25.31,32). Será universal, pois afetará “os vivos e os mortos” (2Tm 4.1). Mas também será pessoal e específico: “cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito” (v.13b). E não só os atos em si, mas também pensamentos, palavras, intenções serão avaliados: “Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau” (Ec 12.14a), todos “os segredos dos homens” (Rm 2.16).

Não se tratará de investigar, mas de confirmar a cada um o seu destino, já determinado: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (Jo 3.36). Crer ou não crer em Cristo determinará o destino de cada um.

A profecia do juízo final apavora você? Por enquanto, o futuro Juiz ainda se apresenta como Salvador e convida: “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida” (Jo 5.24). Para livrar-se da condenação, aceite esse convite! – Sérgio Vilmar Markus

Não adie o momento de se entregar a Jesus – quando ele vier como Juiz, será tarde demais!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019! Conheça os diversos formatos nesse link!
Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.

Se você perdeu a devocional de ontem, confira o Presente Diário clicando aqui.