share on:
Img_IconeBaixar_680px

03 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: Jó 40.1-5

Disse ainda o SENHOR a Jó: “Aquele que contende com o Todo-poderoso poderá repreendê-lo? Que responda a Deus aquele que o acusa!” (Jó 40.1)

Admiro-me com alguns comentários que as pessoas são capazes de fazer a respeito de Deus quando leem alguma matéria de cunho religioso na internet. Há palavras de acusação muito fortes, como se ele fosse o responsável pelo mal cometido por pessoas que vivem em pecado, fazendo o que ele reprova. Alguns se colocam na condição de juízes e, com palavras desaprovadoras, apontam o dedo para o Senhor e o condenam.

Contudo, o deus que aceita que lhe apontemos o dedo em recriminação existe apenas no imaginário humano. Ele certamente é muito pequeno e insignificante, por isso propositalmente uso aqui a letra “d” minúscula. Diante desse deus eu também não me curvo. Mas existe um Deus diante do qual toda terra estremece quando ele manifesta a sua glória. Ele é capaz de medir as águas na concha da sua mão e com o palmo medir os limites dos céus (cf. Is 40.12). Diante desse Soberano me curvo em adoração e desejo que sua vontade seja feita na terra como ela é feita no céu.

Quando Jó conheceu a grandeza de Deus, percebeu que era indigno de responder-lhe de qualquer forma que fosse ou de acusá-lo. Ele inclusive diz que colocou a mão sobre a boca para não se atrever a falar, pois jamais se arriscaria a discutir novamente com o Senhor. Qualquer ser humano que conhece o verdadeiro Deus não ousa apontar-lhe o dedo em acusação. Afinal, o que poderia o pó falar a quem o criou? Quem conhece o seu Criador sabe que a vontade dele é boa, perfeita e agradável e que não há necessidade de questioná-lo; antes, submete-se livremente a ele.

Deus manifestou sua boa vontade para conosco quando enviou seu Filho para nos reconciliar com ele. Somos sua criação e ele nos ama imensamente. Por isso, quando baixamos o dedo acusador e falamos com humildade, ele tem prazer em nos ouvir. – Marcos Passig

Só a humildade total da parte do ser humano produz a atitude certa para dirigir-se a Deus e falar dele.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!