share on:
Img_IconeBaixar_680px

21 de Junho de 2019

Leitura Bíblica: Tiago 1.19-26

Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isto só leva ao mal (Sl 37.8).

Uma das causas da ira é o egoísmo. Quando algo nos desagrada, nossa tendência é rejeitar aquelas palavras ou ações, mesmo quando vêm de amigos ou familiares. No entanto, uma vez gerada a ira, temos dificuldades de controlar as nossas reações. Isto tende a nos causar muitos dissabores. Ao tentar defender nosso ponto de vista de maneira indevida, dificilmente obtemos sucesso; antes, é provável que isso só produza mais conflitos.

No texto de hoje, vemos Tiago expressando a necessidade de que o cristão tenha uma conduta que reflita a mudança que Jesus realiza em quem o segue. Sua recomendação é que essa pessoa se livre das atitudes imorais e maldosas de sua velha vida, incluindo em seus relacionamentos. Por exemplo, em vez de explodir em palavras raivosas, é mais importante ouvir.

Quem diz que segue a Deus, mas não controla suas palavras acaba mostrando que sua religiosidade é apenas superficial. Um cristão de verdade submete-se à orientação do Espírito Santo até mesmo na maneira como trata o próximo.

Os evangelhos contam que Jesus também se irou e tomou atitudes drásticas, expulsando os comerciantes do templo. Mas é preciso entender que sua raiva nasceu da ofensa que eles cometiam contra Deus. Tinham transformado o que era para ser um lugar de relacionamento com o Senhor em “um covil de ladrões” (Mt 21.13).

 Portanto, sua reação não foi a uma ofensa pessoal, mas contra o descumprimento das Escrituras. Jesus nunca revidou qualquer ofensa pessoal – a ponto de, mesmo inocente, morrer na cruz!

Este é o exemplo a ser praticado. Em Efésios 4.25-27, Paulo também fala da necessidade de mudar a velha maneira de agir, abandonando maus hábitos como mentir e explosões descontroladas de ira.

Tudo isso é arma nas mãos do diabo, que quer nos afastar de Deus. Por isso, o melhor a fazer é apaziguar a ira antes que o sol se ponha, ou seja, o quanto antes. – José Donato Cavalheiro

O Espírito Santo é o melhor aliado na luta diária contra a ira. O cristão pode sempre recorrer a ele!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.