share on:
Img_IconeBaixar_680px

30 de Janeiro de 2019

Leitura Bíblica: Gênesis 34.1-29

Disse Lameque às suas mulheres: “Ada e Zilá, ouçam-me; mulheres de Lameque, escutem minhas palavras: eu matei um homem porque me feriu, e um menino, porque me machucou” (Gn 4.23).

Quem habita em grandes cidades talvez nem mesmo se dê conta da enorme agressividade das pessoas. Impulsionadas pelo ritmo frenético e estressante, onde tudo é demorado e ao mesmo tempo urgente, elas muitas vezes seguem atropelando-se pelas calçadas, nos meios de transporte, dentro das instituições. Nem parece que estão vendo seu semelhante ao seu lado. O egoísmo predomina e a arrogância transborda. Pior: parece algo quase inconsciente, automático. Na verdade, já está tão enraizado no ser humano que todos pensam que estão agindo da forma certa.

Vale a pena ler e analisar o texto proposto para hoje. Que vingança desproporcional foi aplicada à família de Siquém! A intolerância dos filhos de Jacó é abominável. Dizendo defender a honra da irmã, simplesmente destroçaram uma cidade inteira. Da mesma maneira, Lameque declara ter matado dois homens por um motivo fortuito, tornando-se o segundo assassino a ser mencionado na Bíblia. Vivemos hoje um tempo em que se multiplicam as pessoas intratáveis; a violência não precisa de justificativa, as pessoas simplesmente explodem sua agressividade sem precisar de um motivo. Assim contemplamos uma humanidade que caminha para um lugar cada vez mais distante de Deus.

Que contraste apresentam as palavras de Jesus em Mateus 5.9: “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus”. Se você é filho de Deus, talvez fique aflito com a violência à sua volta e, às vezes, até se sinta tentado a deixar as emoções correrem soltas. Mas lembre-se: o exemplo de Jesus ao ser agredido é o que vale a pena imitar. E, mesmo que a agressividade do outro continue, o seu coração poderá estar cheio de paz. – LFS

“A resposta calma desvia a fúria” (Pv 15.1a).


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.


Confira as devocionais anteriores!